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dc.contributor.advisorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.contributor.authorBrum, Graziela Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2018-05-10T02:30:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177709pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa estuda os atravessamentos do binarismo sexual e de gênero e suas relações com a publicidade, evidenciando os pontos de contato que possibilitam sua expansão e influência na sociedade. Para tal, realizou-se uma análise sobre os comerciais publicitários “Quase de Graça”, “Cartões de Natal” e “Cara e Coragem” veiculados em TV aberta em três diferentes décadas, nos anos de 1999, 2000 e 2017. A investigação aplica primeiramente os conceitos de gênero, identidade e sexualidade em um contexto social, frente aos novos modelos identitários e das representações trans no ambiente publicitário e televisivo. Então, contempla-se a publicidade para além do viés mercadológico, ligando-a ao fator social, à mídia na sociedade moderna e às novas formas de representação, buscando fazer ligações entre as duas frentes. O conjunto de informações analisadas consiste nos diversos aspectos das peças exploradas: as estratégias, suas maneiras de representar os indivíduos trans e a relação com os consumidores a partir da utilização desses personagens. Ao fim, pode-se apontar certos reforços de estereotipias e alguns avanços para a desconstrução da norma, sendo possível entendê-los como fatores em modificação no fazer publicitário.pt_BR
dc.description.abstractThe present research studies the crossings of sexual and gender binarism and their relationship with advertising, showing the points of contact that allow their expansion and influence in society. For that, an analysis was realized about the commercials “Quase de Graça”, “Cartões de Natal”, and “Cara e Coragem” broadcast on TV in three different decades in the years 1999, 2000 and 2017. The research applies first the concepts of gender, identity and sexuality in a social context, in face of new identity models and trans representations in the advertising and television environment. Then, advertising is considered beyond the market bias, linking it to the social factor, to the media in modern society and to new forms of representation, seeking to make connections between the two fronts. The set of information analyzed consists of the different aspects of the explored pieces: the strategies, their ways of representing the trans individuals and the relationship with the consumers from the use of these characters. At last, it is possible to point out certain reinforcements of stereotypies and some advances towards the deconstruction of the norm, being possible to understand them as factors in modification in advertising.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenderen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectSexualityen
dc.subjectTransgenderen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectAdvertisingen
dc.titleAtravessando as fronteiras do gênero e da sexualidade: uma análise da trajetória de representações Queer na publicidade nas últimas três décadaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062530pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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