Projetando o futuro : expectativas profissionais dos/as estudantes formandos/as em 2017/2 dos cursos de Museologia da UFRGS e UFPel
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho se propôs a analisar as expectativas profissionais para o mercado de trabalho no campo museal dos/as estudantes formandos/as dos cursos de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do segundo semestre de 2017 (2017/2), bem como o papel dos órgãos que atuam no campo, com ênfase no Estado do Rio Grande do Sul. Para realizar a pesquisa, a investigação utilizou como metodologia a análise documental, bem co ...
Este trabalho se propôs a analisar as expectativas profissionais para o mercado de trabalho no campo museal dos/as estudantes formandos/as dos cursos de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do segundo semestre de 2017 (2017/2), bem como o papel dos órgãos que atuam no campo, com ênfase no Estado do Rio Grande do Sul. Para realizar a pesquisa, a investigação utilizou como metodologia a análise documental, bem como entrevistas semiestruturadas (realizadas pessoalmente) e estruturadas (formulário do Google). Os conceitos de campo (BOURDIEU, 2003), campo museal (DESVALLÉES; MAIRESSE, 2013), e de profissão (ELIAS, 2001), por exemplo, contribuíram para o embasamento teórico do trabalho. Os dados obtidos foram dialogados com produções de autores/as que estudam o campo museal, como Mario Chagas, Maria Cristina Oliveira Bruno e Waldisa Rússio Camargo Guarnieri. Representantes de instituições com diferentes atribuições contribuíram para compreender as dinâmicas do campo museal: Coordenores das graduações em Museologia da UFPel e da UFRGS; Presidente do Corem 3ª Região, Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, entre outros. Do universo dos/as estudantes formandos/as onze discentes foram entrevistados/as, com enfoque em quatro eixos: expectativas, formação, aprimoramento profissional e militância na área. A pesquisa ressaltou as expectativas, o entendimento dos órgãos que compõem o campo museal e o engajamento dos/as agentes e agências na participação no campo, especialmente no Estado. Conclui-se que o campo museal no Rio Grande do Sul ainda necessita do engajamento coletivo para que o/a profissional museólogo/a seja valorizado, podendo suprir a demanda das instituições museológicas, processo que ainda necessitará do fortalecimento do campo e de seus agentes atuantes. ...
Abstract
This paper proposed to analyze the professional expectations for the museum job market of the graduates of the bachelor’s degree in Museology of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFGRS) and the Federal University of Pelotas (UFPel), on the second semester of 2017 (2017/02), as well as analyze the role of the organs that work in the field, with emphasis on the Estate of Rio Grande do Sul. To conduct the survey, the search used documental analysis as methodology, as well as semi-struct ...
This paper proposed to analyze the professional expectations for the museum job market of the graduates of the bachelor’s degree in Museology of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFGRS) and the Federal University of Pelotas (UFPel), on the second semester of 2017 (2017/02), as well as analyze the role of the organs that work in the field, with emphasis on the Estate of Rio Grande do Sul. To conduct the survey, the search used documental analysis as methodology, as well as semi-structured interviews (held in person) and structured interviews (with Google form). The museum field concepts (BOURDIEU, 2003), the museological concepts (DESVALLÉES; MAIRESSE, 2013), and the professional concepts (ELIAS, 2001), for example, has contributed to the theoretical basis of this work. The collected data dialogues with publications of authors that study the museological field, such as Mario Chagas, Maria Cristina Oliveira Bruno and Waldisa Rússio Camargo Guarnieri. Agents from institutions with different roles contributed to understand the dynamics of the museological field: Coordinators of the Museology courses of UFPel and UFRGS; President of the 3rd zone of Corem; Coordinator of the State Coordination of Museums, among others. In the universe of graduates, eleven students were interviewed focusing in four axis: expectations, formation, professional enhancement and militancy in the field. The research highlighted the expectations, the understanding of the organs that compose the museological field and the engagement of the agents and agencies on the participation in the field, especially on the Estate. It concludes that the museological field on Rio Grande do Sul still needs collective engagement for the museologist be valued, in order to fulfill the demand of the professional in the museums institutions, process that will still require the reinforcement of the field and its acting agents. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Museologia (153)
Este item está licenciado na Creative Commons License