Show simple item record

dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Caroline Borba dospt_BR
dc.date.accessioned2018-05-09T02:30:38Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177678pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende compreender a construção de uma heroína no cinema blockbuster; para isso, o objeto empírico escolhido foi a personagem principal da saga Jogos Vorazes, Katniss Everdeen. A contextualização sobre o cinema e sua evolução até o modelo de blockbuster foi feita com o auxílio de Flávia Costa (2012), Tiago Silva (2016), Fernando Mascarello (2012), Robert Sklar (1975) e Alfredo Manevy (2008). Através de Joan Scott (2017), Judith Butler (2013), E. Ann Kaplan (1995) e Giselle Gubernikoff (2016) foi realizada uma retomada sobre o feminismo e sua relação com o cinema. Por fim, me apropriei dos estudos sobre mitologia de Joseph Campbell (1997), Christopher Vogler (2006) e Maureen Murdock (1990), focados nas jornadas do herói e da heroína, para analisar a jornada da personagem estudada. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica aliada ao modelo de análise fílmica proposta por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (1994). Foi possível identificar três papéis que Katniss cumpre durante os quatro filmes da saga – a Protetora, a Garota em Chamas e o Tordo – e compor a jornada da personagem aliando etapas da jornada do herói e da heroína.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to understand the construction of a heroine in blockbuster cinema; for this, the chosen empirical object was the main character of the Hunger Games saga, Katniss Everdeen. The contextualization about the cinema and its evolution to the blockbuster model was made with the help of Flávia Costa (2012), Tiago Silva (2016), Fernando Mascarello (2012), Robert Sklar (1975) and Alfredo Manevy (2008). Through Joan Scott (2017), Judith Butler (2013), E. Ann Kaplan (1995) and Giselle Gubernikoff (2016) a revival on feminism and its relationship with cinema was made. Finally, I adapted Joseph Campbell's (1997), Christopher Vogler (2006) and Maureen Murdock (1990) mythology studies, focused on hero’s and heroine’s journeys, to examine the character's journey. The methodology used was the bibliographical revision allied to the film analysis model proposed by Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété (1994). It was possible to identify three roles that Katniss fulfills during the four films of the saga – the Protector, the Girl on Fire and The Mockingjay – and compose the journey of the character combining stages of the hero's and heroine's journey.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFeminismen
dc.subjectJornada do heróipt_BR
dc.subjectHeroine’s Journeyen
dc.subjectKatniss Everdeen (Personagem)pt_BR
dc.subjectHunger Gamesen
dc.titleA jornada de Katniss : a construção de uma heroína no cinema blockbusterpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSomariva, Marianapt_BR
dc.identifier.nrb001063059pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record