Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFernandes, Rosana Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, José Mennapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-08T02:28:02Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1984-5987pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177644pt_BR
dc.description.abstractNeste texto é exercitada, ao longo de cinco seções, uma aproximação entre filosofia, educação e neurociências, através do pensamento de autores como Nietzsche, Spinoza, Deleuze, Bergson, Jaspers, Hannah Arendt, Ortega y Gasset e Kapur. Na seção “Uma espécie de incompreensão acerca da atenção”, revisamos conceitos relacionados ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Sugerimos que o tratamento farmacológico com psicoestimulantes pode ser compreendido como um instrumento de programação de afecções, pois interfere no mecanismo neural de codificação de saliência. Advertimos, no segmento “Uma sabedoria dos corpos”, que a capacidade de um corpo despender ou manter a atenção está intimamente relacionada ao grau de envolvimento afirmativo que há entre o corpo afectado e o corpo ou objeto que o afectou. Aspectos do estudar e do estudante são problematizados em “Uma compreensão da educação”, e clamamos: um estudante estuda para aprender as próprias forças e sensibilidades, alcançar a enésima potência de suas faculdades, para responder a uma necessidade própria, não para satisfazer anseios alheios. Em “Um jeito de percorrer e aprender”, tratamos da capacidade cartográfica dos corpos — as capacidades de transitar e selecionar o que aumenta a potência de pensar, experimentar e viver. Por fim, em “Outros trajetos possíveis” retomamos ideias, entrelaçamos questões, e perguntamos por caminhos, percursos, devires.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we work on bringing together, throughout five sections, philosophy, education and neuroscience, through thoughts of some authors such as Nietzsche, Spinoza, Deleuze, Bergson, Jaspers, Hannah Arendt, Ortega Y Gasset and Kapur. In the “Some kind of difficulty to understand attention” section we approach concepts related to Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). We suggest that a pharmacological treatment using psychostimulants may be understood as a way to program affections, since it interferes with the neural mechanism of the salience coding. We warn, in the segment “Some knowledge about the bodies”, about how the ability to pay attention or to stay focused is connected with how much affirmative engagement there is between the affected body and the body or the object affecting it. The characteristics of studying and of the student are problematized in “Some understading about education”, and we affirm: students study to learn about their own strengths and sensitivities, to reach the required competence to satisfy their needs, not someone else's. In “A way to wander and learn”, we talk about the cartographic capacity of the bodies — the ability to wander and select what raises the potency of thinking, experimenting and living. Lastly, in “Other possible paths” we resume ideas, we intertwine issues, and we ask about paths, routes, changes.en
dc.description.abstractEste artículo propone, en cinco secciones, una conexión entre la filosofía, la educación y la neurociencia, por el pensamiento de autores como Nietzsche, Spinoza, Deleuze, Bergson, Jaspers, Hannah Arendt, Ortega y Gasset y Kapur. En “Una especie de malentendido acerca de la atención”, conceptos relacionados con Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) son revisados. Sugerimos que el tratamiento farmacológico con psicoestimulantes puede funcionar como un medio de programación de afecciones, porque interfiere no mecanismo de la codificación neural. Hablamos en el segmento “A sabiduría del cuerpo” que la capacidad de un cuerpo para mantener la atención está estrechamente relacionada con el grado de implicación entre los cuerpos afectados. El estudio y el estudiante son tratados en “Una comprensión de la educación”: un estudiante estudia para aprender las propias fortalezas y sensibilidades, llegar a la enésima potencia de sus facultades, para responder a sus propias necesidades, no para satisfacer los deseos de los demás. En “Una manera de caminar y aprender”, hablamos de la capacidad cartográfica de los cuerpos — las capacidades de caminar, y elegir lo que aumenta el poder del pensamiento, la experiencia y el vivir. Por último, en “Otros caminos posibles” reanudamos ideas, entrelaçamos preguntas, y buscamos por caminos, rutas, devenires.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofChildhood & philosophy : international council for inquiry with children. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 29 (jan./abr. 2018), p. 259-278pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAttentionen
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectNeuroscienceen
dc.subjectAtenciónes
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectFilosofíaes
dc.subjectNeurociênciaes
dc.titleQuem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001058352pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples