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dc.contributor.authorPereira, Vanessa Souzapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Neusa Chavespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-05T03:17:13Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2448-3583pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177618pt_BR
dc.description.abstractO artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma reflexão sobre a formação de professores. Realizou-se um levantamento inicial em pesquisas a respeito do tema gestão democrática da escola. Nos estudos encontrados, foram observadas convergências e divergências nas percepções dos autores sobre os fatores que dificultam a prática da gestão democrática na escola, além da escassez de perspectivas que apontassem para o tema da participação na gestão na formação de professores em cursos de licenciatura.pt_BR
dc.description.abstractThis paper’s main goal is to investigate the learning about democratic management of public schools in the teacher’s initial education courses. There’s a link between theoretical conceptions about democratic school management and the Brazilian democracy’s construction. It proposes to reflect about the teacher’s education, with highlight on political character of teacher’s work. We conducted an initial search of researches about democratic management of the school. In these studies were observed similarities and differences in perceptions of the authors of what hinders the practice of democratic management in the school and the lack of prospects that points to the teacher’s initial education and participation in the school’s management.en
dc.description.abstractEste estudio busca articular concepciones teóricas de la gestión escolar democrática en Brasil, su práctica en la escuela y el histórico de colonización y patrimonialismo en la gestión pública brasileña, proponiendo una reflexión sobre la formación de profesores. En los estudios, se encontraron similitudes y diferencias en las percepciones de los autores sobre los factores que dificultan la práctica de la gestión democrática en la escuela, además de la escasez de perspectivas que señalaran el tema de la participación en la gestión de la formación de profesores en cursos de licenciatura.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e Formação. Fortaleza. 2016. Vol. 1 n.3 (set./dez.), p. 71-87.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDemocratic school managementen
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectTeacher’s educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectGestión democrática de la escuelaes
dc.subjectFormación de docenteses
dc.subjectPolíticas educativases
dc.titleA gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básicapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001058597pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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