Comportamento informacional de acadêmicos de pós-graduação na área da saúde : etapas, critérios e motivações para publicação em periódicos científicos
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Estudo que identifica o comportamento informacional dos acadêmicos do PPGGO – UFRGS voltado para as etapas, critérios e motivações de publicação de artigos em periódicos científicos. Apresenta uma pesquisa mista, quali-quantitativa, com a aplicação de um questionário junto aos docentes, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do PPGGO. Arrola os critérios de busca, seleção e uso da informação que tenham por objetivo a publicação. Categoriza as motivações dos acadêmicos no momento da publicaçã ...
Estudo que identifica o comportamento informacional dos acadêmicos do PPGGO – UFRGS voltado para as etapas, critérios e motivações de publicação de artigos em periódicos científicos. Apresenta uma pesquisa mista, quali-quantitativa, com a aplicação de um questionário junto aos docentes, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do PPGGO. Arrola os critérios de busca, seleção e uso da informação que tenham por objetivo a publicação. Categoriza as motivações dos acadêmicos no momento da publicação de artigos em periódicos científicos. Lista os periódicos mais utilizados para publicação pelos acadêmicos da área. Conclui que tanto os critérios que condicionam a busca de informação em relação a escolha do periódico científico a ser publicado o artigo quanto o que é levado em consideração na seleção dos canais científicos calcam-se principalmente no Fator de Impacto do periódico, na Tabela Qualis da CAPES e na temática do periódico. Ressalta também a importância aferida aos periódicos internacionais, principalmente aos escritos em língua inglesa. Observa quanto as motivações para publicação de artigos que os itens mais importantes versam sobre o reconhecimento acadêmico advindo da publicação, a possibilidade de ser citado por outros autores e o tema ser do seu interesse e enfoque. ...
Abstract
This study identifies the informational behaviour of the academics from PPGGO - UFRGS focused on the steps, criteria and motivations for publishing articles in scientific journals. The study shows a mixed, qualitative-quantitative research, with the application of a questionaire with the teachers, masters, doctoral students and postdoctoral students from PPGGO. It lays down criteria for the search, selection and use of information for publication purposes. It lists the most used journals for pu ...
This study identifies the informational behaviour of the academics from PPGGO - UFRGS focused on the steps, criteria and motivations for publishing articles in scientific journals. The study shows a mixed, qualitative-quantitative research, with the application of a questionaire with the teachers, masters, doctoral students and postdoctoral students from PPGGO. It lays down criteria for the search, selection and use of information for publication purposes. It lists the most used journals for publications by academics of the field. It concludes that both the criteria that condition the search for information in relation to the choice of the scientific journal in which to publish the article and what is taken into account in the selection of scientific channels are mainly based on the impact factor of the journal, in the CAPES Qualis table and in the journal's theme. It also stresses the importance of international journals, especially those written in English. It observes as to the motivations for publication of articles that the most important items deal with the academic recognition coming from the publication, the possibility of being cited by other authors and the subject being of their interest and focus. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License