A música na Era Vargas: composições musicais como fonte de memória e representação social
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Data
2017Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Relata um estudo sobre a música composta durante a Era Vargas no período entre 1930 e 1954. Lista onze músicas compostas no período proposto com seus respectivos autores e interpretes. Utiliza as músicas como fonte de informação para a realização do estudo. Resume os acontecimentos históricos e relaciona as composições no contexto histórico. Analisa, de forma empírica, as letras das canções e os fatos à que se referem com relação à história. Investiga as formas de representações sociais que se ...
Relata um estudo sobre a música composta durante a Era Vargas no período entre 1930 e 1954. Lista onze músicas compostas no período proposto com seus respectivos autores e interpretes. Utiliza as músicas como fonte de informação para a realização do estudo. Resume os acontecimentos históricos e relaciona as composições no contexto histórico. Analisa, de forma empírica, as letras das canções e os fatos à que se referem com relação à história. Investiga as formas de representações sociais que se aplicam aos acontecimentos. Elabora um mapa conceitual sobre as representações encontradas nas composições. Traça um paralelo entre os fatos, as composições e a memória social. Identifica as representações das canções através de palavras-chave. Conclui que a música é uma importante fonte de informação para o reconhecimento das representações sociais e formação da memória social através de suas letras. ...
Abstract
It reports a study on musical compositions during the President Vargas's government between 1930 and 1954. It lists eleven songs composed during the period proposed with their respective authors and interpreters. It uses the songs as a source of information for the study. It summarizes the historical events and relates the compositions in the historical context. It analyzes in an empirical way, the lyrics of the songs and the facts to which they refer in relation to the story. It investigates t ...
It reports a study on musical compositions during the President Vargas's government between 1930 and 1954. It lists eleven songs composed during the period proposed with their respective authors and interpreters. It uses the songs as a source of information for the study. It summarizes the historical events and relates the compositions in the historical context. It analyzes in an empirical way, the lyrics of the songs and the facts to which they refer in relation to the story. It investigates the forms of social representations that apply to events. It elaborates a conceptual map on the representations found in the compositions. It draws a parallel between the facts, the compositions and the social memory. Identifies representations of songs through keywords. It concludes that music is an important source of information for the recognition of social representations and the formation of social memory through its lyrics. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (816)
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