O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Title alternative
The use of an eletronic game for teaching about oral health in schools from the rural area
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A utilização do brincar como uma estratégia extra ao aprendizado está apta a trazer benefícios tanto às crianças, que terão mais condições facilitadoras para a aprendizagem, quanto aos seus responsáveis e profissionais de saúde, que poderão lançar mão de um recurso adicional para a conquista de seus objetivos. Neste trabalho objetivou-se avaliar a percepção de escolares da zona rural sobre a utilização de um software educativo com temática relacionada à higiene bucal. O software “Dentino" foi a ...
A utilização do brincar como uma estratégia extra ao aprendizado está apta a trazer benefícios tanto às crianças, que terão mais condições facilitadoras para a aprendizagem, quanto aos seus responsáveis e profissionais de saúde, que poderão lançar mão de um recurso adicional para a conquista de seus objetivos. Neste trabalho objetivou-se avaliar a percepção de escolares da zona rural sobre a utilização de um software educativo com temática relacionada à higiene bucal. O software “Dentino" foi aplicado para 30 crianças, na faixa etária de 06 a 14 anos de idade, durante uma atividade interdisciplinar em saúde realizada na Escola Rural de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, situada no município de General Câmara – Santo Amaro, no estado do Rio Grande do Sul. Como resultados, 100% dos estudantes gostaram do jogo, e 96,6% relataram que ao jogá-lo aprenderam que: “Escovar os dentes faz bem à saúde” (43,3%); “Importância da escovação” (26,6%); “Comer doces muitas vezes ao dia é ruim para os dentes” (23,3%); “Importância do uso do fio-dental” (10%). Apenas 3,3% dos estudantes declararam não terem aprendido nada ao jogar, 86,6% dos acharam o software fácil de ser jogado e, 93,3% gostariam de jogá-lo mais vezes. Após jogarem, todos eles afirmaram sentir-se motivados a cuidar de seus dentes, e 83,3% deram nota 5 (escala de 1 a 5) para o jogo. Conclui-se que a aplicação do software "Dentino" para escolares da zona rural recebeu uma resposta bastante satisfatória, pois além de proporcionar momentos de lazer e entrosamento entre os estudantes, atuou como ferramenta de ensino e motivação para os cuidados em saúde bucal. ...
Abstract
The use of games as an alternative learning strategy brings benefits both to children, who will have facilitated conditions to learn, as for its parents and health professionals, who will have an additional resource available to achieve their goals. This study evaluates the perception of students from rural areas on the use of an educational software related to oral hygiene. The software called “Dentino” was applied to 30 children, aged 6 to 14 years old, during an health interdisciplinary acti ...
The use of games as an alternative learning strategy brings benefits both to children, who will have facilitated conditions to learn, as for its parents and health professionals, who will have an additional resource available to achieve their goals. This study evaluates the perception of students from rural areas on the use of an educational software related to oral hygiene. The software called “Dentino” was applied to 30 children, aged 6 to 14 years old, during an health interdisciplinary activity at Rural School of Basic Education Rio Grande do Sul in the city of General Câmara - Santo Amaro, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. As results, all students liked the game, and 96.6% of students reported they have learned to do the following tasks through the game: “Brushing your teeth is good for health” (43.3%); “The importance of brushing teeth” (26.6%); “Eating sweets many times a day is bad for your teeth” (23.3%); “The importance of flossing” (10%). Only 3,3% of students said they didn´t learn anything while playing. 86.6% of students found the software user friendly and 93.3% of them would like to play it more often. After the game, all school said to be motivated to take care of their own teeth and 83.3% of students rated the game 5 (in a scale of 1 to 5). It was concluded that the application of “Dentino” software for rural area students received a quite satisfactory response because in addition to provide moments of leisure and integration among students it worked as a teaching tool and a way to motivate them to take care of their own oral health. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License