Processo de difusão da inovação : o estudo de um produto inovador para o mercado feminino
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O tema inovação tem se tornado cada vez mais representativo nas organizações e na sociedade de maneira geral. Deste modo, torna-se relevante analisar e compreender tal fenômeno, bem como os fatores que influenciam na sua difusão e adoção e, consequentemente, no seu sucesso. Este trabalho apresenta uma análise dos fatores de influência na difusão de um produto inovador direcionado ao mercado feminino, o coletor menstrual. Objetiva-se não só verificar quais são os fatores de influência na adoção ...
O tema inovação tem se tornado cada vez mais representativo nas organizações e na sociedade de maneira geral. Deste modo, torna-se relevante analisar e compreender tal fenômeno, bem como os fatores que influenciam na sua difusão e adoção e, consequentemente, no seu sucesso. Este trabalho apresenta uma análise dos fatores de influência na difusão de um produto inovador direcionado ao mercado feminino, o coletor menstrual. Objetiva-se não só verificar quais são os fatores de influência na adoção de um produto inovador para o mercado feminino, mas também entender de que modo cada um deles interfere na adoção do produto. A pesquisa realizada é qualitativa, de caráter exploratório. Foram analisados dois públicos diferentes, o de usuárias do produto objeto de análise e de não usuárias do produto, a fim de captar os motivadores de adoção e as barreiras para adoção de tal produto. Percebeu-se que existe uma convergência entre os fatores considerados importantes por ambos os grupos, de usuárias e não usuárias do produto. Aponta-se, então, a importância da geração de informação sobre os reais benefícios do produto e da criação de uma relação de confiança entre o produto e o seu público-alvo, a fim de diminuir as barreiras existentes para a adoção. Através dos resultados obtidos com o presente trabalho, pode-se perceber que existem pessoas naturalmente mais dispostas que outras a adotar inovações. Assim, aquelas acabam exercendo um forte papel de influência na difusão de novos produtos no mercado, como foi percebido no caso do coletor menstrual. ...
Abstract
Innovation has become an increasingly representative subject in society. Therefore, it becomes relevant to analyze and understand this phenomenon, as well as the factors that influence its diffusion, its adoption and, consequently, its success. This paper presents an analysis of the influencing factors in the diffusion of an innovative product directed to the female market, the menstrual collector. It aims not only at verifying the factors that influence the adoption of an innovative product fo ...
Innovation has become an increasingly representative subject in society. Therefore, it becomes relevant to analyze and understand this phenomenon, as well as the factors that influence its diffusion, its adoption and, consequently, its success. This paper presents an analysis of the influencing factors in the diffusion of an innovative product directed to the female market, the menstrual collector. It aims not only at verifying the factors that influence the adoption of an innovative product for the female market, but also at understanding how each of them interferes in its adoption. This research is qualitative, with an exploratory nature. Two different audiences were analyzed, the users of the product under analysis and non-users of the product, in order to capture the motivators and the barriers for adopting it. It was noticed that there is a convergence between the factors considered important by both groups, users and non-users of the product. It is highlighted, thus, the importance of generating information about the real benefits of the product and creating a trustful relationship between the product and its target audience in order to reduce existing adoption barriers. Through the results obtained with the present work, one can perceive that there are people naturally more willing to adopt innovations than others. Consequently, they end up having a strong influencing role in the diffusion of new products in the market, as it was noticed in the case of the menstrual collector. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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