Efeitos do treinamento físico na capacidade funcional de idosos com avc : um relato de experiência de caso único
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma interrupção súbita do fluxo sanguíneo do encéfalo, causado tanto por obstrução de uma artéria caracterizando o AVC isquêmico, quanto por ruptura caracterizando o AVC hemorrágico. Dentre as manifestações clínicas, podemos citar os prejuízos das funções sensitivas, motoras, de equilíbrio e de marcha, além do déficit cognitivo e de linguagem. Entre as alterações motoras, destaca-se a hemiplegia, caracterizada pela perda de força muscular no dimídio contrala ...
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma interrupção súbita do fluxo sanguíneo do encéfalo, causado tanto por obstrução de uma artéria caracterizando o AVC isquêmico, quanto por ruptura caracterizando o AVC hemorrágico. Dentre as manifestações clínicas, podemos citar os prejuízos das funções sensitivas, motoras, de equilíbrio e de marcha, além do déficit cognitivo e de linguagem. Entre as alterações motoras, destaca-se a hemiplegia, caracterizada pela perda de força muscular no dimídio contralateral à lesão encefálica. O AVC constitui uma das causas mais importantes de morbidade e mortalidade. Ocupa o primeiro lugar em óbitos dentro das doenças cerebrovasculares, sendo responsável por cerca de 1/3 das mortes. A reabilitação tem sido uma das principais formas de tratamento após episódio de AVC, proporcionando uma recuperação total ou parcial das sequelas causadas pela doença. As sequelas motoras, cognitivas, emocionais e sociais se destacam por prejudicarem a realização das atividades de vida diárias (AVDs), e consequentemente, a autonomia e a independência desses sujeitos, comprometendo principalmente a capacidade funcional, iniciando um processo incapacitante. A capacidade funcional se refere à potencialidade para desempenhar as atividades de vida diária ou para realizar determinado ato sem necessidade de ajuda, imprescindíveis para proporcionar uma melhor qualidade de vida. As consequências funcionais após AVC predispõem os seus sobreviventes a um padrão de vida inativo, entretanto, o treinamento físico se mostra como um importante fator de contribuição para o controle dos fatores de risco que levam a um novo evento da doença, além de constituir num importante elemento para melhoria da auto-imagem, autocapacitação e dos ganhos fisiológicos, interferindo positivamente sobre a saúde física e a capacidade funcional deste público Este estudo é caracterizado por ser um relato de experiência de caso único; o sujeito da pesquisa foi Dona Dulce Maria (nome fictício), 87 anos, acometida por um acidente vascular cerebral que iniciou um programa de treinamento físico, de duração de seis meses (24 semanas). O estudo buscou responder o problema de pesquisa: o treinamento físico é eficaz na terapêutica de AVC enquanto agente na melhora da capacidade funcional de indivíduos acometidos por tal patologia? O objetivo deste estudo é descrever e avaliar a influência do treinamento físico na capacidade funcional de indivíduos com AVC, comparando a capacidade funcional antes e após a intervenção de um programa de treinamento físico. Foram utilizados nesta pesquisa dois instrumentos de avaliação pré e pós- treinamento: para avaliar a capacidade funcional, o Índice de Barthel Modificado (IBM) que avalia o grau de independência nas atividades de vida diária; e para avaliar o estado de saúde após AVC, a Escala de Impacto do AVC ou Stroke Impact Scale (SIS, versão 2.0). Os resultados apontam para uma melhora na capacidade funcional e uma melhora da condição de saúde pós-AVC do sujeito da pesquisa. Evidentemente, quando investigamos um caso, torna-se pouco confiável generalizar seus resultados. Todavia, tais resultados podem configurar-se como excelentes hipóteses de pesquisa para estudos populacionais, além disso, a constatação dos efeitos do treinamento físico, orientado e realizado de forma a atender as necessidades específicas de um indivíduo idoso acometido por um AVC, sobre a capacidade funcional, pode revelar indicativos de estratégias metodológicas importantes que poderiam ser adotadas por profissionais de Educação Física. ...
Abstract
Stroke (CVA – Cerebro Vascular Accident) is a sudden interruption of encephalon blood flow, caused either by obstruction of an artery characterizing ischemic stroke, or by rupture characterizing the hemorrhagic stroke. Among the clinical manifestations, we can mention the impairment of the sensory, motor, balance and gait functions, as well as cognitive and language deficits. Among the motor alterations, we highlight hemiplegia, characterized by the loss of muscle strength in the contralateral ...
Stroke (CVA – Cerebro Vascular Accident) is a sudden interruption of encephalon blood flow, caused either by obstruction of an artery characterizing ischemic stroke, or by rupture characterizing the hemorrhagic stroke. Among the clinical manifestations, we can mention the impairment of the sensory, motor, balance and gait functions, as well as cognitive and language deficits. Among the motor alterations, we highlight hemiplegia, characterized by the loss of muscle strength in the contralateral dimidium to the encephalon lesion. Stroke is one of the most important causes of morbidity and mortality. It ranks first among deaths in cerebrovascular diseases, accounting for about 1/3 of the deaths. Rehabilitation has been one of the main forms of treatment after stroke, providing a total or partial recovery of the sequels caused by the disease. The motor, cognitive, emotional and social sequels are characterized by impairing the performance of daily life activities (DLA), and consequently the autonomy and independence of these subjects, mainly compromising functional capacity, initiating a disabling process. Functional capacity refers to the ability to perform activities of daily living or to perform a certain act without the need for help, essential to provide a better quality of life. The functional consequences after stroke predispose their survivors to an inactive standard of living, however, physical training is an important contributing factor for the control of risk factors that lead to a new event of the disease, besides constituting an important element to improve self-image, self-training and physiological gains, positively interfering with the physical health and functional capacity of this public This study is characterized as being a single case experience report; the subject of the research was Mrs. Dulce Maria (fictitious name), 87 years old, who suffered a stroke and started a physical training program lasting six months (24 weeks).The study sought to answerthe research problem: is physical training effective in the treatment of stroke as na agent in improving the functional capacity of individuals affected by such pathology? The aim of this study is to describe and evaluate the influence of physical training on the functional capacity of individuals with stroke, comparing the functional capacity before and after the intervention of a physical training program. Two pré and post-training assessment instruments were used: to assess functional capacity, the Modified Barthel Index (MBI) that assesses the degree of independence in daily life activities; and to assess the state of healt hafter stroke, Stroke Impact Scale (SIS, version 2.0). The results point to an improvement in functional capacity and na improvement in post-stroke health condition of the research subject. Of course, when we investigate a case, it becomes unreliable to generalize its results. However, these results can be considered as excellent research hypotheses for population studies; in addition, the findings of the physical training effects, oriented and performed in order to meet the specific needs of an elderly person affected by a stroke, on the capacity functional, may reveal indicative of important methodological strategies that could be adopted by Physical Education professionals. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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