Cupons de desconto e estabelecimentos gastronômicos de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Para diferenciarem-se, empresas utilizam diversas estratégias de promoções de vendas. Com a disseminação do uso de smartphones na sociedade, abrem-se novos canais para se chegar até os consumidores. Atualmente, aplicativos que oferecem cupons digitais de desconto têm chamado cada vez mais a atenção de consumidores pela sua praticidade e vantagens oferecidas. Mobo e Prix App são dois aplicativos que atuam em Porto Alegre disponibilizando cupons digitais de desconto para inúmeros estabelecimentos ...
Para diferenciarem-se, empresas utilizam diversas estratégias de promoções de vendas. Com a disseminação do uso de smartphones na sociedade, abrem-se novos canais para se chegar até os consumidores. Atualmente, aplicativos que oferecem cupons digitais de desconto têm chamado cada vez mais a atenção de consumidores pela sua praticidade e vantagens oferecidas. Mobo e Prix App são dois aplicativos que atuam em Porto Alegre disponibilizando cupons digitais de desconto para inúmeros estabelecimentos gastronômicos da cidade. A partir deste cenário de mudanças e novas tendências apresentado, o trabalho de pesquisa exposto busca compreender a relação existente entre a adoção de cupons digitais de desconto e os hábitos de consumo da população de Porto Alegre, averiguando suas motivações, preferências e principais mudanças em seus hábitos de consumo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, junto da qual foram efetuadas treze entrevistas em profundidade com usuários dos aplicativos Mobo e Prix App. A seguir, realizou-se uma análise do conteúdo gerado por estas entrevistas, bem como uma análise léxica para identificar as palavras mais relevantes ditas pelos participantes. Com os resultados, podem-se elencar três principais mudanças nos hábitos de consumo dos usuários de aplicativos: conhecer e frequentar lugares novos ou diferentes; aumento na frequência de vezes em que saem para comer fora de casa; fidelização a alguns estabelecimentos; e o ato de provar novas culinárias ou gastronomias. ...
Abstract
To differentiate themselves in the marketplace companies use various sales’ promotion strategies. With the spread of the use of smartphones in society, new channels are opened to reach consumers. Nowadays, applications that offer digital discount coupons have increasingly called the attention of consumers by their easiness of use and advantages offered. Mobo and Prix App are two applications that operate in Porto Alegre offering digital discount coupons to numerous gastronomic establishments in ...
To differentiate themselves in the marketplace companies use various sales’ promotion strategies. With the spread of the use of smartphones in society, new channels are opened to reach consumers. Nowadays, applications that offer digital discount coupons have increasingly called the attention of consumers by their easiness of use and advantages offered. Mobo and Prix App are two applications that operate in Porto Alegre offering digital discount coupons to numerous gastronomic establishments in the city. Based on this scenario of new trends and changes, this work of research seeks to understand the relation between the adoption of digital discount coupons and the consumption habits of the population of Porto Alegre, investigating their motivations, preferences and major changes in their consumption habits. The methodology used in this paper was a qualitative research, in which thirteen indepth interviews with users of the Mobo and Prix App applications were carried out. Following this, an analysis of the content generated by these interviews was performed, as well as a lexical analysis in order to identify the words said by the participants. With the results achieved, it is possible to list three main changes in the consumption habits of the application users: to know and to attend new or different places; an increase in the frequency of times they go out to eat; the loyalty to some establishments; and the act of proving new cuisines or gastronomy. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License