O estágio profissional em administração e suas contribuições para o desenvolvimento de competências
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de identificar de que maneira os estágios profissionais realizados pelos alunos do curso de Administração, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contribuem para o desenvolvimento das competências necessárias ao administrador. O método utilizado foi o estudo de caso de caráter qualitativo. Foram entrevistados doze alunos da fase final do curso, que estavam realizando estágio há mais de seis meses. Através da análise dos resultados foi possível identific ...
O presente trabalho tem o objetivo de identificar de que maneira os estágios profissionais realizados pelos alunos do curso de Administração, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contribuem para o desenvolvimento das competências necessárias ao administrador. O método utilizado foi o estudo de caso de caráter qualitativo. Foram entrevistados doze alunos da fase final do curso, que estavam realizando estágio há mais de seis meses. Através da análise dos resultados foi possível identificar os motivos de acesso ao estágio, as atividades desenvolvidas pelos estudantes nas empresas, como se dá o acompanhamento local, os aspectos que facilitam e que dificultam o desenvolvimento de competências no estágio, assim como as competências necessárias ao administrador, de acordo com o MEC, mais desenvolvidas através da prática do estágio. Verificou-se que a competência de comunicação e a competência relacionada à iniciativa e vontade de aprender são as mais desenvolvidas, sendo a competência técnico-profissional a menos desenvolvida. ...
Abstract
The present work aims to identify how professional internships carried out by the Administration’s students of Federal University of Rio Grande do Sul, contribute to the development of administrator’s necessary skills. The used method was qualitative case study. Twelve students from the final phase of the course were interviewed, who have been interns for more than six months. Through the analysis of results is possible to identify the reasons of access to the internship, activities developed b ...
The present work aims to identify how professional internships carried out by the Administration’s students of Federal University of Rio Grande do Sul, contribute to the development of administrator’s necessary skills. The used method was qualitative case study. Twelve students from the final phase of the course were interviewed, who have been interns for more than six months. Through the analysis of results is possible to identify the reasons of access to the internship, activities developed by students in companies, how these student’s activities are monitored there, what turns this skill’s development harder or easier, as well as the necessary administrator’s skills, according to MEC, more developed through the practice of the internship. It was verified that communication’s competence and competence of initiative and desire to learn are the more developed, while technical-professional competences are less developed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License