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dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T02:25:59Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2179-426Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174285pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo objetiva apresentar uma pesquisa em andamento que estabelece interfaces com a concepção de Insubordinação Criativa. A investigação sobre as experiências estéticas promovidas com Tecnologias Digitais (TD) de Realidade Aumentada2 (RA), enquanto transformadoras/potencializadoras da Cyberformação com professores de matemática3, almeja entender a construção de atividades-matemáticas-com-TD de RA e a utilização dessas em sala de aula, de modo a promover a criatividade tecnológica e a subversão da grade curricular. A RA é considerada a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, com o uso de algum dispositivo tecnológico. A Cyberformação, por sua vez, é uma concepção que abrange a formação vista sob as dimensões específica (matemática), pedagógica e tecnológica que assume o trabalho com TD, sob a perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD. As experiências estéticas (baseadas no “belo”, no fascinante, em termos de imagem, movimento...), expressas evocativamente, talvez estabeleçam uma teia de relações entre “presença” e “vivência” na “pele” e no “contexto matemático” a ser criado, imaginado e experienciado com as TD de RA por docentes (participantes da produção de dados) e por seus alunos. Isso leva-nos a pensar em uma ruptura em termos de “seguir a receita” quando se trata de uso de TD em aula.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present an ongoing research that establishes interfaces with the Creative Insubordination concept. The research on aesthetic experiences promoted with Digital Technologies (DT) of Augmented Reality (AR), as transformers/potentiators of Cybereducation with mathematics teachers, aims to understand the construction of mathematical activities-with-DT of AR and the use of those in classroom, in order to promote technological creativity and the subversion of the curriculum. The AR is considered the insertion of virtual objects in the physical environment, with the use of some technological device. Cybereducation, in turn, is a conception that encompasses the education seen under the specific (mathematical), pedagogical and technological dimensions that assume the use of DT, from the perspective of being-with, think-with and know-how-to-do-with-DT. The aesthetic experiences (based on "beauty", fascinating in terms of image, movement ...), that were evocatively expressed, perhaps will establish a web of relations between “presence” and “experience” in the “skin” and in “mathematical context” which was created, imagined and experienced with AR by teachers (participants in data production) and by their students. This leads us to think of a break in terms of "following the recipe" when it comes to use of DT in class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 8, n. 4 (2017), p. 157-173pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAesthetic experienceen
dc.subjectCybereducation with mathematics teachersen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCreative insubordinationen
dc.titleInsubordinação criativa e a cyberformação com professores de matemática : desvelando experiências estéticas por meio de tecnologias de realidade aumentadapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001057614pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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