Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte
dc.contributor.advisor | Bulhões, Maria Amelia | pt_BR |
dc.contributor.author | Zimovski, Adauany Pieve | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-30T02:32:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174219 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho abre-se para um debate que coloca em evidência os desdobramentos da interação entre a pixação e o campo da arte. A pesquisa procura compreender como a pixação – ao usufruir da estrutura deste campo – pode levar à reflexões sobre as práticas artísticas que ocorrem a partir de uma perspectiva variável, talvez momentânea, ou mesmo de uma zona de interstício. Esta interação é abordada em três momentos: o primeiro concentra-se nos ataques de 2008 que tiveram como alvo o Centro Universitário Belas Artes, a Galeria Choque Cultural e a 28ª Bienal de São Paulo; o segundo foca a participação dos pixadores Rafael Augustaitiz e Cripta Djan em duas bienais (29ª Bienal de São Paulo e 7ª Bienal de Berlim); o terceiro se volta a uma reflexão reinserida no contexto cultural urbano da pixação pós 2008. Como ferramentas analíticas e reflexivas, consideraram-se conceitos como o da estética da iminência de Néstor García Canclini, bem como muitas noções que se inserem na discussão sobre a complexidade cultural latino-americana. Adotam-se conceitos relativos a produção simbólica dentro das chamadas culturas urbanas para aprofundar a reflexão sobre o uso social do espaço urbano, as práticas discursivas da arte assim como o discurso poético-político da pixação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents the possibility of opening a debate that highlights the unfolding matters concerning the interaction between the pixação and the field of art. The research seeks to understand how the pixação – through it’s usage of this field structure – can lead to reflections on artistic practices that occur from a variable perspective, perhaps momentary, or even in that interstice zone. This interaction was approached considering three moments: the first one focuses on the 2008 attacks that targeted the Centro Universitário Belas Artes, the Choque Cultural Gallery and the 28th São Paulo Biennial; the second one focuses on the participation of the pixadores Rafael Augustaitiz e Cripta Djan in two biennials (29th São Paulo Biennial and 7th Berlin Biennial); the third one is a reflection reinserted in the urban cultural context of post-2008 pixação. As analytical and reflexive tools, concepts like the aesthetics of the imminence developed by Néstor García Canclini were considered, as well as many notions that are inserted in a discussion about the complex cultural aspects of Latin America. Concepts related to symbolic production within the so-called urban cultures were adopted to deepen the reflection on the social use of urban space, the discursive practices of art as well as the poetic-political discourse of pixação. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Art field | en |
dc.subject | Transgression | en |
dc.subject | Pichação | pt_BR |
dc.subject | Insertion | en |
dc.subject | Pixação | pt_BR |
dc.subject | Grafite | pt_BR |
dc.subject | Transgressão | pt_BR |
dc.subject | Campo da arte | pt_BR |
dc.subject | Inserção | pt_BR |
dc.subject | Espaço urbano | pt_BR |
dc.title | Escrita subversiva : a pixação paulistana e o campo da arte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062593 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2798)Artes Visuais (471)