Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-29T02:30:52Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0102-6267pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174060pt_BR
dc.description.abstractO romance de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, se constrói na dimensão do livro, tematizando procedimentos de escrita, formato de edição, possíveis leitores, diferentes reações de leitura. A partir dessa base, Brás Cubas (enquanto narrador) apropria-se de obras da tradição e constrói metáforas a partir da imagem do livro. Para interpretar esses indícios de como a elite brasileira construía sua relação com o livro, a leitura e a tradição literária, é retomada a fortuna crítica acumulada (de José Veríssimo a Abel Barros Batista, tendo como referência principal Roberto Schwarz). Leva-se em conta a oposição forte na crítica literária entre uma leitura universalista preocupada em inserir Machado no cânone ocidental (sátira menipéia, Sterne, Dante, Shakespeare, Goethe...) que se opõe à outra que pressupõe o diálogo com a tradição local e o vínculo com a matéria histórica brasileira. Interessa, então, dimensionar o sentido da obra a partir do lugar do livro no Segundo Império, em que a escravidão e o analfabetismo impunham duros limites para formação de uma opinião pública brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThe novel of Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, is build in the dimension of book as a material object, establishing as a theme the procedures of writing, the format of edition, possible readers and di# erent types of reading. Starting from that, Brás Cubas (as the narrator) takes works of tradition e constructs metaphors from the image of the book. In order to interpret these indications of how Brazilian elite created its relation to the book, the reading and the literary tradition, its recovered the accumulated critic (from José Veríssimo to Abel Barros Batista, having as a main reference Roberto Schwarz). It is taken into consideration the strong opposition in the literary critic between a universalized reading, concerned with inserting Machado in the western canon (Menippean satire, Sterne, Dante, Shakespeare, Goethe...) and the one that assumes the dialogue with local tradition e the bond with brazilian history. It interests, than, to dimension the meaning of the novel from the place of the book in the Second Empire, in which slavery and illiteracy imposed tough limits to the formation of a brazilian public opinion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOrganon. Porto Alegre. Vol. 27, n. 53 (jul./dez. 2012), p. 163-181pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectDilettante narratoren
dc.subjectBooken
dc.subjectNarrador na literaturapt_BR
dc.subjectAssis, Machado de, 1839-1908. Memórias póstumas de Brás Cubaspt_BR
dc.titleMemórias póstumas : o narrador diletante e o leitorpt_BR
dc.title.alternativeMemórias póstumas : the dilettante narrator and the readeren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000870589pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples