Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMossmann, João Batistapt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Débora Nice Ferraript_BR
dc.contributor.authorCardoso, Caroline de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Rochele Pazpt_BR
dc.contributor.authorCerqueira, Bernardo Benites dept_BR
dc.contributor.authorColling, Ana Paula Cervipt_BR
dc.date.accessioned2018-03-27T02:31:34Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173931pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta o Exergame "As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço", focado na estimulação do desenvolvimento cognitivo infantil no contexto das funções executivas, mais especificamente do controle inibitório, para as crianças do Ensino Fundamental I. O artigo também aborda o processo de avaliação prévia do jogo desenvolvido, antes de sua utilização no ambiente escolar. O processo de avaliação foi realizado em etapas distintas, por meio da combinação de duas técnicas: uma etapa foi julgada por especialistas em neuropsicologia e outra conduzida com um usuário de mesma idade das crianças que participarão da intervenção futura. Assim, este estudo avaliou e promoveu ajustes no Exergame, orientado pelos dados obtidos durante o período de validação.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents an Exergame called “The Incredible Adventures of Apollo and Rosetta in the Space (As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço)”, a game that stimulates child cognitive development, more specifically the inhibitory control related to executive functions, aimed for children in elementary school. Moreover, the paper presents the process of previous evaluation of the developed game, before it’s used in the school environment. The evaluation process was fulfilled in different stages, using two techniques: a judgement by specialists in neuropsychology and a user test conducted with one child with the same age as the children who will participate in the future intervention. Therefore, after analyzing the data obtained during the validation period, evaluations and adjustments were promoted in the Exergame.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExergame, learning objectsen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectInformatics in educationen
dc.subjectExecutive functionsen
dc.subjectPlayabilityen
dc.titleCombinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061291pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples