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dc.contributor.authorFrança, Rômulo Martinspt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorCollares, Darlipt_BR
dc.date.accessioned2018-03-27T02:31:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1984-4751pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173927pt_BR
dc.description.abstractEste artigo visa avaliar o engajamento dos alunos para colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizando a Aprendizagem baseada em Projetos e a Gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma dos alunos do curso de bacharelado de Administração da UFMA. Foi desenvolvido um plug-in de Aprendizagem baseada em Projetos (PBL-THC) e outros dois plug-ins (Fórum THC e Webportfólio THC) adaptados para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle com conceitos da aprendizagem ativa da Taxonomia de Habilidade de Conversação - THC. Um bloco de Ranking de Pontos e outro de Ranking de Experiência Colaborativa dos alunos foram desenvolvidos para contribuir com a Gamificação na sala virtual do ambiente. Os resultados alcançados demostram engajamento dos alunos na colaboração em uma atividade pautada na abordagem de Aprendizagem baseada em Projetos, em que cada um define a sua questão direcionadora de mais interesse. Além dos alunos apontarem as mecânicas de Gamificação, nível de experiência no ambiente e obtenção dos pontos, como duas das principais razões do seu engajamento para colaboração na atividade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Tecnologias na Educação. Viçosa. Vol. 8, n. 14 (jul. 2016), p. 1-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.titleEngajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061280pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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