A fotografia como observatório do corpo : entre o onírico e o real
Fecha
2017Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Entre o sonho e a realidade, entre o físico e o metafísico, este trabalho investiga a produção de imagens fotográficas partindo de um pensamento sobre a natureza onírica. Os escritos que seguem foram impulsionados por motivações intrínsecas e inexoráveis: meus próprios sonhos. E, pelo sentimento de estranheza perante o mundo. Tento traduzir este despertar onírico mergulhando em águas profundas no campo das poéticas visuais. A incorporação de uma condição de sonho desperto e/ou devaneio (BACHELA ...
Entre o sonho e a realidade, entre o físico e o metafísico, este trabalho investiga a produção de imagens fotográficas partindo de um pensamento sobre a natureza onírica. Os escritos que seguem foram impulsionados por motivações intrínsecas e inexoráveis: meus próprios sonhos. E, pelo sentimento de estranheza perante o mundo. Tento traduzir este despertar onírico mergulhando em águas profundas no campo das poéticas visuais. A incorporação de uma condição de sonho desperto e/ou devaneio (BACHELARD, 1988), presente naquele que fotografa, aprofunda-se nestes caminhos poéticos. Refletindo sobre minha atuação como artista e como educadora em arte, a presente pesquisa fundamenta-se em estudos de acordo com: experiência e alteridade (LARROSA, 2011); aspecto aurático (BENJAMIN,1994); o sentido de puctum (BARTHES,1984); a noção de índice (DUBOIS, 2012) – e suas possíveis aproximações no campo da fotografia. As experiências poéticas que apresento neste texto, desencadearam uma série de situações reais e imaginadas. Desta forma, as imagens apresentadas são documentos representativo de uma poiesis1. Isto é, o fazer artístico experimental vale-se de um corpo que se recria em devires2, embevecido por experiências. Apresento os trabalhos autorais: Água Viva (2014) e Águas Termais (2017). Tais imagens atuam sobre a ocorrência de duplos e sublinham minha performance como artista durante o curso. Indicando a área da fotografia e sua teatralização: o conceito de imagem encenada (POIVERT 2015). Partindo da reflexão destes trabalhos poéticos, espelho sobre minhas experiências na docência onde a elaboração de imagens contracena com a prática da meditação. Por fim, neste Trabalho de Conclusão de Curso, proponho uma concepção sobre o ato fotográfico como invento de subjetividades; o espaço onírico como um ambiente de pesquisa de imagens3 e de minhas próprias encenações corporais. Ilustro, através de imagens escritas, memórias oníricas conscientes;4 acordo a produção de imagens fotográficas como objeto de observação do corpo, tanto em poéticas visuais, quanto na educação em arte. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Artes Visuales (660)
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