Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorRaizer, Leandropt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Juliano Möllerpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T02:31:37Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2594-3707pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173367pt_BR
dc.description.abstractA consolidação da Sociologia desde o seu retorno como disciplina obrigatória no Ensino Médio (Lei 11.684/2008), apresenta um quadro de desafios e impasses quanto à formação dos profissionais que atuam na área. O presente estudo aborda a situação do Ensino de Sociologia no Rio Grande do Sul, analisando quem são os profissionais envolvidos com a disciplina, quais são as suas formações e as suas condições de trabalho. Com o compromisso de refletir e contribuir para qualificar a presença da disciplina no currículo escolar, apresentamos resultados parciais da pesquisa intitulada "Formação dos professores e Ensino da disciplina de Sociologia no Rio Grande do Sul". Os resultados baseiam-se na análise de dados do Censo Escolar produzidos pelo INEP sobre o ano de 2016 e de formulários respondidos por professores que ministravam a disciplina na Educação Básica em 2016, tanto na rede pública quanto privada. Entre os resultados, destacam-se a carga horária insuficiente como uma das maiores dificuldades, assim como a falta de legitimidade da Sociologia frente às outras disciplinas. Tais resultados apontam para a necessidade do debate sobre as condições do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, visando a implementação das políticas públicas de formação de professores e de incentivo a qualificação e atuação no magistério.pt_BR
dc.description.abstractThe consolidation of Sociology since its return as a compulsory discipline in secondary education (Law 11684/2008) presents a framework of challenges and impasses regarding the training of professionals working in the area. The present study addresses the situation of Sociology in Rio Grande do Sul, analyzing who are the professionals involved with the discipline, what are their formations and their working conditions. In order to reflect and qualify the presence of the discipline in the school curriculum, we present part of the results of the project: "Teacher Training and Teaching of Sociology in Rio Grande do Sul". The results are based on the analysis of data from the 2016 School Census and forms answered by teachers who teach the discipline in basic education in 2016, both in the public and private schools. Among the results, the following stand out: insufficient workload as one of the greatest difficulties, as well as the lack of legitimacy of sociology in relation to other disciplines. These results point to the need for a debate on the conditions of Sociology Teaching in High School, aiming at the implementation of public policies in the training of teachers and encouraging qualification and acting in the teaching profession.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos da associação brasileira de ensino de ciências sociais. Rio de Janeiro. Vol. 1, n. 1 (jan./jul. 2017), p. 187-205pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEnsino de sociologia na educação básica : um olhar sobre o perfil e a formação dos professores no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Sociology in Basic Education: profile and formation of teachers in Rio Grande do Sulen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001055950pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples