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dc.contributor.advisorFrank, Alejandro Germánpt_BR
dc.contributor.authorSousa, Maria Cecília Tissot dept_BR
dc.date.accessioned2018-03-07T02:26:50Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173137pt_BR
dc.description.abstractAs exigências do cenário mercadológico requerem adaptações nos modelos de trabalho das empresas que visam sobrevivência no longo prazo por meio da satisfação das necessidades de clientes. Nesse contexto, o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é um processo crítico e de crescente importância. Sua alta relevância estratégica para as organizações, devido especialmente às rápidas mudanças nos ambientes de negócios, tem conduzido à necessidade da utilização de equipes multidisciplinares no processo, objetivando maximizar o valor agregado por meio dos conhecimentos específicos dos profissionais envolvidos. Nesse sentido, o conhecimento de mercado, preponderantemente possuído pelas equipes de vendas, é subsídio essencial para o desenvolvimento de novos produtos aderentes ao potencial de mercado. Portanto, a transferência de conhecimento entre os times de maneira colaborativa é fator crítico de sucesso. Assim, o presente trabalho propõe um método que auxilia a diagnosticar a efetividade de transferência de conhecimentos para o trabalho colaborativo entre os setores de desenvolvimento de produto e vendas. O método proposto apoia a identificação dos fluxos de conhecimento entre estas áreas, os tipos de conhecimento compartilhados e ferramentas utilizadas. O trabalho é desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação realizada em uma organização do setor de comunicação e mídia.pt_BR
dc.description.abstractCurrent market demands require adaptations in companies’ work models aiming for long-term survival through customer needs satisfaction. In this context, new product development (NPD) is a critical process with increasing importance. The high strategic relevance of the NPD process in organizations, mainly due to the rapid changing environments, led to the need of adopting multidisciplinary teams to maximize the added value through the specific knowledge of the professionals involved. In this sense, market knowledge, which is mostly possessed by sales teams, is an essential subsidy for the development of new products that are adherent to the market potential. Therefore, knowledge transfer between teams working in a collaborative approach is a critical factor of success. Thus, this work proposes a method that assists to diagnose the effectiveness of knowledge transfer for the collaborative work between NPD and sales departments. The proposed method helps to identify knowledge flows between these areas, the types of knowledge to be shared and tools used. This is developed by means of an action research in an organization of the communication and media sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectKnowledge transferen
dc.subjectProduct developmenten
dc.subjectTransferência de conhecimentopt_BR
dc.subjectSalesen
dc.subjectVendaspt_BR
dc.subjectMultidisciplinary teamsen
dc.titleMétodo de diagnóstico de transferência de conhecimentos para o trabalho colaborativo entre os setores de desenvolvimento de produtos e vendaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001060637pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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