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dc.contributor.advisorGomes, Gínia Maria de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Jéssica Fraga dapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-27T02:24:34Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172980pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise do livro Um beijo de colombina, da escritora brasileira Adriana Lisboa. O romance em questão apresenta uma gama de possibilidades interpretativas, uma vez que, em sua construção, mostram-se mecanismos literários variados. O primeiro deles se compõe de dois narradores que se contradizem em suas histórias. Além disso, são inúmeras as reflexões sobre o fazer literário, sobre a construção de personagens e sobre a leitura e a literatura de uma forma geral. Um outro recurso interessante centra-se no fato de o livro ter sido escrito a partir dos poemas de Manuel Bandeira. Nesta pesquisa, pretende-se refletir sobre os dois tipos de narração que aparecem no romance: em primeira e em terceira pessoa. Visa-se também discutir sobre a temática da metaficção; para tanto, serão destacadas as marcas metaficcionais ao longo do enredo do romance. Por fim, estudar-se-ão as relações intertextuais estabelecidas entre a obra de Lisboa e os poemas de Manuel Bandeira, uma vez que perpassam o texto do começo ao fim. Serão utilizados estudiosos que abordam a questão dos narradores contemporâneos, como Jaime Ginzburg, Ronaldo Costa Fernandes e Regina Dalcastagnè; pesquisadores que discutem a narrativa metaficcional, como Gustavo Bernardo e que mostram caminhos para a reflexão sobre a intertextualidade, como Mikhail Bakhtin e Julia Kristeva.pt_BR
dc.description.abstractL’objectif de ce travail est de presenter une analyse du roman Um beijo de colombina, de l’auteur brésilienne, Adriana Lisboa. Il a l’intention de réfléchir sur le deux types de narrateurs qu’il ya dans le roman: em première et en deuxième personne. Il va analyser sur la possibilité de ce romain être une metafiction, pour ça, il va remarquer les traces au long de l’hitoire que sont en dialogue avec cette hypotèse. Finalement, il va etudier les relations d’intertextualité qu’il y a dans l’oeuvre de Lisboa et les poèmes de Manuel Bandeira, une fois que celui sont dans le romain du debut à la fin. Il utilisera pour cette recherche quelques studieux qui parlent sur les narrateurs contemporain comme Jaime Ginzburg, Ronaldo Costa Fernandes et Regina Dalcastagnè; Les chercheur qui parlent de la narrative metafictional comme Gustavo Bernardo et les personne qui montrent les chemin pour refléchir sur l’intertextualité, comme, Mikhail Bakhtin et Julia Kristeva.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntertextualitéfr
dc.subjectLisboa, Adriana, 1970-. Um beijo de colombinapt_BR
dc.subjectMetafictionfr
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectNarrateurfr
dc.subjectNarradorpt_BR
dc.subjectMetaficçãopt_BR
dc.titleOs labirintos da ficção : os mosaicos textuais de Um beijo de colombina, de Adriana Lisboapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001060302pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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