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dc.contributor.advisorRosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrerpt_BR
dc.contributor.authorLauschner, Amandapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-27T02:24:08Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172925pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta dissertação é interpretar o corpo enquanto instância semântica no poema O Casamento do Céu e do Inferno (1790), do poeta inglês William Blake. Sustenta-se que uma semântica profunda de TMHH instaura uma forma ativa, integrada e franca de viver. Investigaremos a concepção de corpo presente do poema a fim de validar a hipótese de que é possível ter a vida transformada pela leitura de um texto altamente poético. Essa transformação, em última instância, é uma consequência da apropriação do texto pelo leitor. Tal apropriação se dá não só pela via mental, mas de fato pela incorporação do texto literário. O trabalho será realizado com base na hermenêutica de Paul Ricoeur, especialmente na dialética da conjectura e da validação. Já o livro de artista, ramo da arte conceitual do qual Blake é visto como um dos precursores, será apresentado enquanto performance e demonstração dos sentidos de corporeidade vislumbrados pela presente interpretação do poema. Em termos de embodiment, o papel da gravura em metal do processo criativo completo de Blake abre-nos possibilidades para um amplo horizonte de metáforas relacionadas às especificidades dessa técnica quando em articulação com o poema.pt_BR
dc.description.abstractThe general objective of this dissertation is to interpret the body as a semantic instance in the poem The Marriage of Heaven and Hell (1790), from English poet William Blake. It holds that the depth semantics of TMHH establishes an active, integrated, and franc way of living. We will investigate the conception of a present ‘body’ of the poem to validate the hypothesis that it is possible to have lives transformed by the reading of a highly poetic text. This transformation is ultimately a consequence of the appropriation of the text by the reader. Such appropriation is not only mental, but it takes place in the incorporation, or embodiment, of the literary text. The work will be based on Paul Ricoeur’s hermeneutics, especially the dialectics of guess and validation. The artist’s book, a field of conceptual art of which Blake is seen as precursor, will be presented as performance and demonstration of the senses of corporeality foreseen in this interpretation of the poem. In terms of embodiment, the role of engraving in Blake’s complete creative process opens to a wild horizon of metaphors concerning the specificities of this art in relation to the poem.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHermeneuticsen
dc.subjectRicoeur, Paul, 1913-2005pt_BR
dc.subjectBlake, William, 1757-1827. O Casamento do Céu e do Inferno (1790)pt_BR
dc.subjectEmbodimenten
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectArtist’s Booken
dc.subjectThe Marriage of Heaven and Hellen
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.titleIn praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hellpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001060299pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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