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dc.contributor.advisorSilva, Márcia Ivana de Lima ept_BR
dc.contributor.authorBurgdurff, Richard Belchior Klipppt_BR
dc.date.accessioned2018-02-27T02:24:08Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172924pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho é o relato do processo de criação de 9 canções e uma vinheta para o conteúdo cultural Mais Tambor Menos Motor de Richard Serraria. Canção aqui quer avançar para além da noção de poesia na letra de música, nisso abarcando ainda formas diversas de como isso se apresenta e atentando para as fronteiras inexistentes entre diferentes expressões que convivem em proximidade como rap, slam poetry e texto recitativo. Tal conteúdo cultural sendo o oitavo na trajetória do referido cancionista, traz ainda a descrição da caminhada do poeta se aproximando e apropriando-se da música como forma de dar suporte à sua produção cancional. Canção é tida aqui como um objeto artístico e portanto político, capaz de refletir sobre a condição contemporânea propondo reflexões em sua potencialidade de disparar transformações sociais. Sob esse aspecto destaca-se a perspectiva de uma cancionística em consonância com o tambor sopapo, elemento identitário na atualidade já que marcante da contribuição negra para a construção do estado do Rio Grande do Sul no período colonial. Além disso, é destacada a ideia da intercancionalidade, a saber referência intertextual como elemento fundamental no processo de criação do cancionista, dividindo tal aspecto em duas frentes: literária e musical.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo es la historia del proceso de creación de 9 canciones y una viñeta para el contenido cultural Mais Tambor Menos Motor de Richard Serraria. Canción aquí quiere ir más allá de la noción de la poesía en la lírica, todavía abrazando diferentes maneras de cómo se presenta y prestar atención a los límites inexistentes entre las diferentes expresiones que viven en las proximidades de rap, slam y el texto recitado. Dicho contenido cultural, siendo la octava en la trayectoria de dicho compositor, todavía lleva a pie la descripción del sendero del poeta con su apropiación de la música como una forma de apoyar su producción cancional. Canción se toma aquí como un objeto artístico y por lo tanto política, capaz de reflexionar sobre la condición contemporánea y proponer reflexiones sobre su potencial para desencadenar la transformación social. A este respecto es una cancionística en línea con el tambor sopapo, elemento de afirmación de la identidad hoy y del aporte negro a la construcción del estado de Rio Grande do Sul durante el período colonial. Además, se puso de relieve la idea de intercancionalidad, a saber referencia intertextual como un elemento clave en el proceso de creación del compositor, dividiendo este aspecto en dos frentes: literaria y musical.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectPoesíaes
dc.subjectEscritura Creativa. Intercancionalidades
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectRap (Música)pt_BR
dc.subjectProceso de creación de canciones y Performancees
dc.subjectCultura negra del Río Grande do Sules
dc.subjectCultura negra : Rio Grande do Sul Brasilpt_BR
dc.subjectProcesso de criação : Dançapt_BR
dc.subjectTambor sopapoes
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectIntercancionalidadept_BR
dc.titleMais tambor menos motor e a criação de cançõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001060395pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura Brasileirapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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