De onde vem a canção : um estudo sobre o álbum chão, de Lenine
dc.contributor.advisor | Rebello, Lúcia Sá | pt_BR |
dc.contributor.author | Xavier, Alliny Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-27T02:23:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/172884 | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante a escrita deste trabalho buscou-se compreender a aproximação entre literatura e canção, neste caso canção popular brasileira contemporânea, sob o prisma da obra Chão de Lenine Pimentel, popularmente conhecido por Lenine – cantautor brasileiro de prestígio com obra reconhecida internacionalmente e com mais de 30 anos de carreira. A partir de conceitos dos estudos literários foi possível tentar distinguir esses dois objetos estéticos distintos, e que apesar de guardarem bastantes pontos de intersecção apresentam traços distintivos definitivos. A canção necessariamente está ligada à melodia de forma imprescindível não podendo ser enxergada meramente como poesia ou outro tipo de texto literário; a melodia, o ritmo e a harmonia são partes significantes e que lhe conferem sentido e aquilo que se buscou colocar em evidência ao longo deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mientras si escribía ese trabajo si persiguió comprender el acercamiento entre literatura y canción, en este caso particularmente canción popular brasilera contemporánea, bajo el prisma de la obra Chão de Lenine Pimentel, popularmente conocido por Lenine – cantautor brasilero de prestigio con obra reconocida internacionalmente y con más de 30 años de carrera. A partir de conceptos de los estudios literarios fue posible intentar distinguir esos dos objetos estéticos distintos, y que a pesar de guardaren muchos puntos de intersección presentan rasgos distintivos definitivos. La canción necesariamente está conectada a la melodía de manera imprescindible, así no puede en absoluto ser vista meramente como poesía u otro tipo de texto literario; la melodía, el ritmo, la harmonía son partes significantes y que le confieren sentido y aquello que se buscó poner en evidencia al largo de este trabajo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Canción | es |
dc.subject | Lenine, 1959- | pt_BR |
dc.subject | Estudios de literatura | es |
dc.subject | Literatura e Música | pt_BR |
dc.subject | Música popular brasileira | pt_BR |
dc.subject | Estudos literários | pt_BR |
dc.title | De onde vem a canção : um estudo sobre o álbum chão, de Lenine | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001060295 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Letters (1781)