A produção da vogal átona final /e/ em português brasileiro (L1) e espanhol (L2) : um estudo exploratório
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Data
2017Tipo
Outro título
The production of unstressed word-final /e/ in brazilian portuguese (L1) and spanish (L2) : an exploratory study
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta um experimento sobre a produção da vogal átona final /e/, por aprendizes sul-riograndenses de espanhol (L2). Procuramos testar o efeito das variáveis status cognato e tempo de estudo formal da L2 (Grupo A: três anos de estudo; Grupo B: entre quatro e seis anos de estudo). As produções das vogais finais das palavras-alvo, que se encontravam em frases-veículo, foram analisadas acusticamente. Os resultados encontrados mostraram um efeito de língua, o que indica que os aprendi ...
Este artigo apresenta um experimento sobre a produção da vogal átona final /e/, por aprendizes sul-riograndenses de espanhol (L2). Procuramos testar o efeito das variáveis status cognato e tempo de estudo formal da L2 (Grupo A: três anos de estudo; Grupo B: entre quatro e seis anos de estudo). As produções das vogais finais das palavras-alvo, que se encontravam em frases-veículo, foram analisadas acusticamente. Os resultados encontrados mostraram um efeito de língua, o que indica que os aprendizes de espanhol fazem a distinção entre a vogal átona /e/ do português e a do espanhol, em termos de altura e anterioridade/posterioridade. Entretanto, não foi encontrado nenhum efeito quanto ao status cognato e quanto ao tempo de experiência na L2. Tais resultados despertam a discussão acerca do papel da variável referente ao status cognato nas produções orais de aprendizes com maior tempo de estudo da L2. ...
Abstract
This article presents the results of an experiment on the production of Spanish (L2) word-final /e/ by Southern Brazilian learners. We aimed to the test the effects of two variables, i.e., cognate status and L2 experience in a formal teaching context (Group A: three years of study; Group B: between four and six years of study). The production of the final vowels of the target words, inserted in carrier sentences, were analyzed acoustically. The results showed an effect of language, which indica ...
This article presents the results of an experiment on the production of Spanish (L2) word-final /e/ by Southern Brazilian learners. We aimed to the test the effects of two variables, i.e., cognate status and L2 experience in a formal teaching context (Group A: three years of study; Group B: between four and six years of study). The production of the final vowels of the target words, inserted in carrier sentences, were analyzed acoustically. The results showed an effect of language, which indicates that Spanish learners distinguish between the unstressed vowel /e/ in Portuguese and Spanish in terms of height and frontness/backness. However, no effect was found for cognate status and L2 experience. These results raise a discussion on the role of the cognate status variable in the oral productions of more experienced learners. ...
Contido em
Matraga : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 24, n.41 (maio/ago. 2017), p. 478-496
Origem
Nacional
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