Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Leila Moraspt_BR
dc.contributor.authorAlvarez, Gonzalo Rubénpt_BR
dc.contributor.authorSilva Filho, Rubens da Costapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-21T02:30:45Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0100-0691pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172715pt_BR
dc.description.abstractA evolução tecnológica da Internet e suas ferramentas vêm se propagando em diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, passando pelos tradicionais computadores pessoais, smartphones e smart TVs, contribuindo significativamente para o aumento e transformação do acesso ao conhecimento, a inclusão social por meio da alfabetização tecnológica e a interatividade instantânea. A pesquisa desenvolvida é um estudo de caso sobre a Biblioteca da Escola de Enfermagem (BIBENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com uma proposta exploratória da realidade quanto à abordagem, a pesquisa possui um caráter quali-quantitativo.Utiliza dados disponibilizados pelo instrumento webmétrico do próprio Facebook para levantar evidências sobre o comportamento informacional dos usuários junto à fanpage da unidade de informação.Conclui que a inclusão das mídias sociais nos estudos de usuários potencializa o conhecimento dos usuários das bibliotecas, traçando seus perfis de forma mais detalhada, identificando necessidades informacionais e compreendendo o comportamento perante a informação divulgada pelas unidades de informação. Estudos de usuários virtuais são importantes ferramentas de gestão para as bibliotecas, pois permitem distinguir com antecipação as demandas informacionais e tecnológicas dos seus usuários, ao mesmo tempo em que permitem direcionar os produtos e serviços oferecidos às necessidades do público, garantindo, dessa maneira, maior eficácia e fidelização.pt_BR
dc.description.abstractThe technological evolution of the Internet and its tools have been propagated in different types of electronic devices, passing through the traditional personal computers, smartphones and smart TVs, contributing significantly to the increase and transformation of access to knowledge, social inclusion through literacy technology and instant interactivity. The research developed is a case study on the Library of the Nursing School (BIBENF) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). With an exploratory proposal of the reality regarding the approach, the research has a qualitative-quantitative character The data provided by the webmetric instrument of Facebook itself was used to gather evidence about the informational behavior of the users next to the fanpage of the information unit. It is concluded that the influence of social media in user studies adds possibilities for better understanding of users of libraries, tracing their profiles in a more detailed way, identifying informational needs and understanding the behavior towards the information disseminated by the information units. Studies of virtual users are important management tools for libraries, since they allow them to know in advance the informational and technological demands of their users, at the same time as they allow to direct the products and services offered to the needs of the public, thus guaranteeing greater effectiveness and loyalty.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo. Vol. 13, nesp (2017), p. 1090-1105pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUser studiesen
dc.subjectEstudo de usuáriopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectHealth specialized librariesen
dc.subjectSocial mediasen
dc.subjectBiblioteca especializadapt_BR
dc.subjectFacebooken
dc.titleA relevância das mídias sociais para os estudos de usuários em bibliotecas especializadas em saúdept_BR
dc.title.alternativeThe relevance of social media for user studies in health specialized libraries en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001059951pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples