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dc.contributor.authorMontanari, Tatianapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:26:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172697pt_BR
dc.description.abstractO ambiente virtual auladeembrio (http://www.ufrgs.br/auladeembrio) tem sido utilizado na disciplina de Embriologia do curso de Ciências Biológicas, como apoio didático-pedagógico nas aulas presenciais e no estudo extraclasse. A navegação foi construída com o programa Adobe Dreamweaver. O conteúdo é apresentado em telas do PowerPoint, ilustrado com fotografias macroscópicas ou obtidas em microscópio estereoscópico, de luz ou eletrônico, desenhos realizados com o Adobe Illustrator e mapas conceituais criados com o CmapTools. Exercícios elaborados com o programa Hot Potatoes foram incluídos para aumentar a interatividade e motivar a aprendizagem. Nas aulas práticas, suas imagens são consultadas pelos alunos em dispositivos móveis para apoiar a representação gráfica e em modelagem do desenvolvimento embrionário. Submetido à avaliação discente, verificou-se adesão ao ambiente virtual para o estudo da disciplina e sua contribuição para a aprendizagem. Pela oferta de informação atualizada, apresentada prioritariamente em linguagem visual e com recursos de interatividade, publicada livremente na rede, espera-se ter contribuído para qualificar o ensino dessa disciplina e, por conseguinte, das Ciências Morfológicas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The auladeembrio virtual environment (http://www.ufrgs.br/auladeembrio) has been used in the Embryology course from the undergraduate Biological Sciences, as didactic and pedagogical support in the classroom and e-learning. Web browsing was made with Adobe Dreamweaver software. The subject is presented in PowerPoint screens, illustrated with macroscopic images, photographs obtained by stereo, light and electron microscopy, drawings made by Adobe Illustrator and concept maps created by CmapTools. Exercises elaborated by Hot Potatoes program were included to increase interactivity and motivate learning. At the practical classes, its images are researched by students at mobile devices for supporting the graphic representation or the modeling on the embryonic development. The evaluation by students demonstrated its use for studying the subject and its contribution for the process of learning. Because this virtual environment exhibits updated information, visual language and interactivity, and it is published freely in web, I hope contributing to improve the teaching of Embryology and consequently of the Morphological Sciences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 12 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEmbryologyen
dc.subjectEmbriologiapt_BR
dc.subjectMorphologyen
dc.subjectLearning virtual environmenten
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectE-learningen
dc.titleDispositivos móveis e modelagem no ensino de Embriologiapt_BR
dc.title.alternativeMobile devices and modeling in the embryology classroom teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001059516pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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