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dc.contributor.advisorNunes, Silvia Balestreript_BR
dc.contributor.authorSchäfer, Matheuspt_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:25:45Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172654pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a importância da montação como um método para causar fricções nas normas, padrões e convenções da sociedade. Considerando que a teoria acerca dessa prática ainda se apresenta de forma embrionária, a pesquisa procura estimular debates e desenvolver conceitos e noções sobre a montação. Baseando-se em reflexões a respeito do corpo humano como elemento essencial para formação de discursos e manifestação de identidades, a análise do ato de se montar é explorada por intermédio de dois pilares: o ritual e a performance. A metodologia aplicada ao trabalho constituiu-se através da leitura de livros, artigos, trabalhos acadêmicos e outros textos que discursam sobre drag, roupas, maquiagem, performance e questões de gênero; da pesquisa feita em vídeos, documentários e filmes que abordam a temática LGBTQ+; e das experiências e dos diálogos realizados na cena noturna de Porto Alegre. Além disso, o trabalho objetivou estudar, a partir de jogos e exercícios cênicos, formas de possibilitar a experiência da montação como proposta de criação em aulas de Teatro. Quanto aos resultados, o estudo desenvolvido introduziu noções de montação como um elemento de extensão às teorias de diversidade sexual e de gênero, na medida em que provoca trepidações aos tabus e paradigmas existentes nas relações humanas. Os efeitos dessa pesquisa foram percebidos na escola, onde alunos do Ensino Médio romperam com a condição binária existente em roupas e acessórios, utilizados como figurinos de suas composições teatrais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the importance of the act of dragging as a method to cause friction on norms, patterns and society’s conventions. Considering that the theory regarding this practice still lays on its embrionary stage, the research aims to stimulate the debate and build concepts and notions about it. Relying on reflections about the respect of the human body as an essential element to form speeches and identity manifestations, the analysis of the act of dragging is explored through two points: the ritual and the performance. The methodology used on the paper comes from the reading of books, articles, academic papers and other texts that discuss drag, clothing, makeup, performance and gender issues; from videos, documentaries, and films that present the LGBTQ+ situation; from experiences and dialogs taken place at the nightlife of Porto Alegre. Besides that, the paper aimed to study, taking in consideration games and theatrical exercises, ways to possibilitate the experience of dragging as a creational proposal in drama classes. Regarding the results, the work developed introduced notions of dragging as an element of extension to the sexual diversity and gender role’s theories, in a way that incite trepidation on tabus and existing paradigms in human relationships. The effects of this research were noticed at school, where students of High School broke through the binary condition existed on clothing and accessories, used as costumes of their theatrical compositions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDraggingen
dc.subjectTeatro : Ensinopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectDrama teachingen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectRitualen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectMontagem teatralpt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectDragen
dc.titleInventar o mundo : a montaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001060225pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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