A percepção dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em relação às habilidades e competências desenvolvidas na graduação
Fecha
2017Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
As instituições de ensino superior devem subsidiar competências e habilidades, sejam técnicas ou interpessoais, para que os profissionais atendam as demandas exigidas pelo mercado de trabalho. Levando em consideração essa necessidade, o presente estudo buscou responder a seguinte questão: qual a percepção dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em relação às habilidades e competências desenvolvidas na graduação? Objetivou-se, então, identificar a ...
As instituições de ensino superior devem subsidiar competências e habilidades, sejam técnicas ou interpessoais, para que os profissionais atendam as demandas exigidas pelo mercado de trabalho. Levando em consideração essa necessidade, o presente estudo buscou responder a seguinte questão: qual a percepção dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em relação às habilidades e competências desenvolvidas na graduação? Objetivou-se, então, identificar a percepção dos mesmos a respeito das competências e habilidades adquiridas durante a graduação, tendo como base a Resolução CNE/CES nº 10 e a International Education Standard 2. Para tanto, utilizou-se de pesquisa descritiva com procedimentos técnicos de levantamento ou survey. Os dados foram coletados através de questionário que contemplava 51 questões fechadas acerca dos conhecimentos dos formandos e egressos e 1 questão aberta que solicitava sugestões de melhoria ao currículo do curso, sendo respondido por 126 participantes. Como resultado da pesquisa, identificou-se grande afinidade dos egressos com as competências e habilidades ligadas às seguintes áreas de competência descritas no estudo: contabilidade financeira e relatórios, contabilidade de gestão, auditoria e asseguração, governança, gestão de riscos e controle interno, leis e regulamentação comercial, tecnologia da informação, ambiente empresarial e organizacional, economia e estratégia e gestão de negócios. Enquanto que com relação às habilidades citadas em “outras habilidades”, competências exigidas pela Resolução CNE/CES nº 10, não houve o mesmo entendimento. Conclui-se que o currículo do curso abrange consideravelmente os requisitos considerados como essenciais nas normas que basearam a delimitação das competências do estudo. ...
Abstract
Higher education institutions should subsidize skills and abilities, whether technical or interpersonal, for professionals to meet the requirements demanded by the labor market. Taking into account this need, the present study sought to answer the following question: what is the perception of graduates of the Accounting Sciences course of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul in relation to the skills and competences developed in the undergraduate program? The objective was to identify ...
Higher education institutions should subsidize skills and abilities, whether technical or interpersonal, for professionals to meet the requirements demanded by the labor market. Taking into account this need, the present study sought to answer the following question: what is the perception of graduates of the Accounting Sciences course of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul in relation to the skills and competences developed in the undergraduate program? The objective was to identify their perception of the skills and abilities acquired during graduation, based on the Resolução CNE/CES No. 10 and the International Education Standard 2. For that, a descriptive research was used with procedures Survey technicians. The data were collected through a questionnaire that included 51 closed questions about the knowledge of the trainees and graduates and an open question that asked for suggestions to improve the curriculum of the course, and was answered by 126 participants. As a result, the affinity of the graduates with the skills and abilities related to the following areas of competence described in the study were identified: financial accounting and reporting, management accounting, auditing and assurance, governance, risk management and internal control, laws and business regulation, information technology, business and organizational environment, economics, strategy and business management. While with regard to the skills cited in "other skills", competences required by Resolução CNE/CES nº 10, there was not the same understanding. It is concluded that the curriculum of the course considerably covers the requirements considered essential in the standards that based this study. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License