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dc.contributor.advisorMiguel, Letícia Fleck Fadelpt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Jessica da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-01T02:26:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172331pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em avaliar a vibração de corpo inteiro transmitida a operadores de trator agrícola durante sua jornada de trabalho e determinar o quanto o sistema de amortecimento presente nos assentos influencia na transmissibilidade desta vibração. Os principais objetivos deste estudo foram (1) quantificar os níveis de vibrações verticais em dois assentos de trator, um assento com suspensão ativa e outro com suspensão passiva, (2) determinar a influência da suspensão ativa na transmissibilidade da vibração até o operador, (3) determinar os valores de transmissibilidade em ambos os assentos, (4) comparar os resultados encontrados com os valores exigidos pelas normas ISO 2631-1 e a norma brasileira NR15. A obtenção dos resultados foi feita de forma experimental, utilizando um único veículo e dois assentos com diferentes sistemas de amortecimento, o trator percorreu o mesmo trajeto sob uma pista de testes variando a velocidade entre 5 e 10km/h. Os resultados revelaram que o assento com suspensão ativa transmite em média 30% menos vibrações que o assento com suspensão passiva, ficando dentro dos limites das normas em quase todas as velocidades testadas. Enquanto o assento com suspensão passiva ultrapassa os limites previstos por norma para uma jornada de 8h de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe present work consists in evaluating the whole body vibration transmitted to agricultural tractor operators during their working day and determining how much the damping system present in the seats influences the transmissibility of this vibration. The main objectives of this study were (1) to quantify the vertical vibration levels in two tractor seats, one with active suspension and another with passive suspension, (2) determine the influence of the active suspension on the transmissibility of vibration to the operator, (3) determine the values of transmissibility in both seats, (4) compare the results found with the values required by ISO 2631-1 and Brazilian standard NR15. Results were obtained experimentally, using a single vehicle and two seats with different damping systems, the tractor traveled the same route under a test track varying the speed between 5 and 10km/h. The results revealed that the seat with active suspension transmits on average 30% less vibration than the seat with passive suspension, staying within the limits of the standards in almost all speeds tested. While the passive suspension seat exceeds the standard limits for an 8-hour working day.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWhole body vibrationen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectTractor seatsen
dc.subjectSuspensionen
dc.subjectTransmissibilityen
dc.titleUso de suspensão ativa na redução da vibração ocupacional transmitida a operadores de trator agrícola através do assentopt_BR
dc.title.alternativeUse of active suspension in reducing occupational vibration transmitted to agricultural tractor operators through the seat en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001058928pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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