Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Silvia Patriciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Iassanã Martins dapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T02:31:16Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172149pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho reflete sobre o processo criativo da atuação, considerando propostas cênicas desenvolvidas em situação de proximidade. A pesquisa foi desenvolvida através do processo de criação e montagem do espetáculo Todas nós, no qual a dramaturgia é construída a partir de histórias reais de mulheres que sofreram ou sofrem algum tipo de violência. A montagem busca situações de intimidade com a espectadora através de dinâmicas relacionais de atuação em pequenos espaços cênicos, com público reduzido, dramaturgia em primeira pessoa e diálogos poéticos com elementos do real, a partir de narrativas biográficas e da afirmação do próprio fenômeno cênico, revelado como jogo no “aqui e agora”. Evidencia-se o processo de criação e suas etapas com o intuito de contribuir para a compreensão de aspectos da atuação contemporânea que se propõe a construir uma experiência compartilhada junto ao público, relacionando a prática da atriz e suas ações como um exercício político.pt_BR
dc.description.abstractThis work investigates the creative process of acting in relation to its own game with the spectatorship by considering scenic proposals developed in a situation of proximity. To make ourselves available for the closeness and to compose the scene from the interchange that can happen in the "here and now", it becomes necessary a specific work of acting. Starting from this point of view we bring to discussion what are these possible ways to build a common experience with the public, considering what we call "intimacy practices". This research has been developed through the process of creation and composition of the spectacle Todas Nós(All of Us Women) whose dramaturgy was built from real stories of women who suffered or suffer some kind of violence. Our composition seeks for situations of intimacy with the public through the performance in First Person, and through poetical dialogues with elements of the real. In this dissertation, the creative process and its steps are emphasized intending to help the comprehension of contemporary ways of acting that propose themselves into an stage-spectator jointed experience, relating to the actress’ practice and actions, as a political exercise.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.format.mimetypevideo/quicktimept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtuação teatralpt_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectActingen
dc.subjectProcesso de criação : Teatropt_BR
dc.subjectTeatro feministapt_BR
dc.subjectCreative processen
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectFeminist theateren
dc.subjectGender violenceen
dc.subjectViolence against womenen
dc.titleTodas Nós : práticas de intimidade e atuação cênicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001057425pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples