Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorMatos, Roberto Rosa dept_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T02:31:01Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172144pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso trata da compreensão dos conceitos de vínculo e pertencimento na Educação Física Especial. O problema de pesquisa foi assim delimitado: Como os estudos da Educação Física e da Educação possibilitam a construção de uma proposta de mediação na Educação Física Especial? Tem como objetivo geral compreender a produção e os conceitos de vínculo e pertencimento na literatura em Educação Física Especial com vistas à construção de uma proposta de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que parte da compreensão dos conceitos para elaboração de uma proposta de mediação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física especial. Para tal, a fundamentação teórica do estudo está apoiada em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire e Zimermam. De maneira preliminar, destacamos que a produção científica e bibliográfica não parece apresentar um número expressivo de trabalhos sobre os temas do vínculo e do pertencimento na Educação Física Especial. Obviamente, nosso esforço é, também compreender esse limite na produção nacional e pensar uma proposta de ensino que situe o tema no campo da Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractThe present work of course conclusion deals with the understanding of the concepts of bond and belonging in Special Physical Education. The research problem was thus delimited: How do the studies of Physical Education and Education make it possible to construct a mediation proposal in Special Physical Education? Its general objective is to understand the production and concepts of bonding and belonging in literature in Special Physical Education with a view to the construction of a proposal for mediation. It is a qualitative research that starts from the understanding of the concepts to elaborate a proposal of mediation in the teaching-learning process of the special Physical Education. For this, the theoretical basis of the study is supported by authors such as Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire and Zimermam. In a preliminary way, we emphasize that the scientific and bibliographical production does not seem to present an expressive number of works on the subjects of the bond and of the membership in Special Physical Education. Obviously, our effort is also to understand this limit in national production and to think about a teaching proposal that places the theme in the field of Physical Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVínculo socialpt_BR
dc.subjectLinken
dc.subjectBelongingen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial physical educationen
dc.subjectEducação física adaptadapt_BR
dc.subjectQualitative researchen
dc.titleVínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001057327pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples