Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial
dc.contributor.advisor | Bossle, Fabiano | pt_BR |
dc.contributor.author | Matos, Roberto Rosa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T02:31:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/172144 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso trata da compreensão dos conceitos de vínculo e pertencimento na Educação Física Especial. O problema de pesquisa foi assim delimitado: Como os estudos da Educação Física e da Educação possibilitam a construção de uma proposta de mediação na Educação Física Especial? Tem como objetivo geral compreender a produção e os conceitos de vínculo e pertencimento na literatura em Educação Física Especial com vistas à construção de uma proposta de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que parte da compreensão dos conceitos para elaboração de uma proposta de mediação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física especial. Para tal, a fundamentação teórica do estudo está apoiada em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire e Zimermam. De maneira preliminar, destacamos que a produção científica e bibliográfica não parece apresentar um número expressivo de trabalhos sobre os temas do vínculo e do pertencimento na Educação Física Especial. Obviamente, nosso esforço é, também compreender esse limite na produção nacional e pensar uma proposta de ensino que situe o tema no campo da Educação Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work of course conclusion deals with the understanding of the concepts of bond and belonging in Special Physical Education. The research problem was thus delimited: How do the studies of Physical Education and Education make it possible to construct a mediation proposal in Special Physical Education? Its general objective is to understand the production and concepts of bonding and belonging in literature in Special Physical Education with a view to the construction of a proposal for mediation. It is a qualitative research that starts from the understanding of the concepts to elaborate a proposal of mediation in the teaching-learning process of the special Physical Education. For this, the theoretical basis of the study is supported by authors such as Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire and Zimermam. In a preliminary way, we emphasize that the scientific and bibliographical production does not seem to present an expressive number of works on the subjects of the bond and of the membership in Special Physical Education. Obviously, our effort is also to understand this limit in national production and to think about a teaching proposal that places the theme in the field of Physical Education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Vínculo social | pt_BR |
dc.subject | Link | en |
dc.subject | Belonging | en |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Special physical education | en |
dc.subject | Educação física adaptada | pt_BR |
dc.subject | Qualitative research | en |
dc.title | Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001057327 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License