Corpo Del Puerto : gesto flamenco no espetáculo Las Cuatro Esquinas
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo teórico propõe a investigação sobre o gesto flamenco, a partir da análise do espetáculo Las Cuatro Esquinas, da Companhia de Flamenco Del Puerto. Com o objetivo contextualizar o espetáculo dentro da estética da arte flamenca contemporânea, considerando seus pilares tradicionais a música instrumental, o canto e a dança propriamente dita, a investigação destaca e relaciona diferentes noções de gesto com a operacionalidade artística entre os integrantes do grupo. A pesquisa também esta ...
Este estudo teórico propõe a investigação sobre o gesto flamenco, a partir da análise do espetáculo Las Cuatro Esquinas, da Companhia de Flamenco Del Puerto. Com o objetivo contextualizar o espetáculo dentro da estética da arte flamenca contemporânea, considerando seus pilares tradicionais a música instrumental, o canto e a dança propriamente dita, a investigação destaca e relaciona diferentes noções de gesto com a operacionalidade artística entre os integrantes do grupo. A pesquisa também estabelece intersecções entre os discursos do corpo do grupo e as especificidades para criação da obra. São utilizados, para fins análise, os registros do espetáculo, como fotos, vídeos, anotações de ensaio, além de entrevistas com o elenco, reafirmando assim o permanente ir e vir entre a reflexão teórica e a prática artística continuada, principal caráter de trabalho desta companhia de dança. ...
Abstract
This theoretical study proposes the investigation on the flamenco gesture, through the analysis of the show Las Cuatro Esquinas of the Del Puerto Flamenco’s Company. With the purpose of contextualizing the show within the aesthetics of contemporary flamenco art, considering its traditional pillars as instrumental music, singing and dance proper, the investigation highlights and relates different notions of gesture with the artistic operability among the members of the group. The research also e ...
This theoretical study proposes the investigation on the flamenco gesture, through the analysis of the show Las Cuatro Esquinas of the Del Puerto Flamenco’s Company. With the purpose of contextualizing the show within the aesthetics of contemporary flamenco art, considering its traditional pillars as instrumental music, singing and dance proper, the investigation highlights and relates different notions of gesture with the artistic operability among the members of the group. The research also establishes intersections between the body speeches of the group and the specificities for the creation of the work. The records of the show, such as photos, videos, essay notes, as well interviews with the cast, were used for analysis purposes, thus reaffirming the permanent coming and going between the theoretical reflection and the continued artistic practice, the main work character of this company of dance. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2874)Artes Cênicas (219)
Este item está licenciado na Creative Commons License