Sala de jaula : das violências e violações escolares

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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho trata das violências e violações ocorridas dentro das instituições de ensino. Nas escolas, assim como nas relações que neste meio institucional acontecem, trago casos escritos de forma breve, a fim de mostrar como sofrem todos os envolvidos. Pensar estas situações seja, talvez, conseguir transportar a carga subjetiva que existe nestes espaços e transformá-la em uma poética que nasça e se “confunda” no próprio fazer/ser professor/aluno. A pesquisa se deu na leitura de autores ...
O presente trabalho trata das violências e violações ocorridas dentro das instituições de ensino. Nas escolas, assim como nas relações que neste meio institucional acontecem, trago casos escritos de forma breve, a fim de mostrar como sofrem todos os envolvidos. Pensar estas situações seja, talvez, conseguir transportar a carga subjetiva que existe nestes espaços e transformá-la em uma poética que nasça e se “confunda” no próprio fazer/ser professor/aluno. A pesquisa se deu na leitura de autores e artistas que de que alguma forma usam ou usaram as temáticas relacionadas às relações sociais que ocorrem e se estabelecem nas instituições de ensino, além de experimentações e provocações estéticas e discursivas, realizadas ao longo do processo do trabalho, para se encontrar a melhor forma de transpor todas estas questões para os fins poéticos no qual a obra se materializa O texto Vigiar e Punir (1975), de Michel Foucault foi a base para se pensar e refletir sobre as relações violentas que se legitimam nestes espaços, assim como artistas que, direta ou indiretamente, tratam das questões ligadas às instituições escolares, como é o caso de Paulo Meira no trabalho Crânio de Giz (2003), ou se utilizam dos materiais encontrados nelas, como é o caso de Anna Bella Geiger, Joseph Beuys, Gustavo Sperdião e Cinthia Marceli. O trabalho se desdobrou em diferentes suportes, até se concretizar na instalação Sala de Jaula. O processo envolveu intervenções ou “violações” em documentos provenientes da escola até chegar em uma poética que articula objetos e texto, usando a escrita de casos e móveis escolares, os quais apresentam esteticamente a violência institucionalizada tratada neste trabalho. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (700)
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