O percurso com a patinação artística e as possibilidades de atuação na educação física escolar
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral interpretar as narrativas de professores de patinação artística para compreender como se dá a formação de um profissional da área e sobre suas possibilidades para as aulas de educação física escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foi realizado um questionário com alguns técnicos e professores de patinação do Rio Grande do Sul com o intuito de interpretar os diferentes percursos e compreender as possibilidades construídas para o ensino da patinaç ...
O presente estudo tem como objetivo geral interpretar as narrativas de professores de patinação artística para compreender como se dá a formação de um profissional da área e sobre suas possibilidades para as aulas de educação física escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foi realizado um questionário com alguns técnicos e professores de patinação do Rio Grande do Sul com o intuito de interpretar os diferentes percursos e compreender as possibilidades construídas para o ensino da patinação na Educação Física escolar. Como resultado, entendeu-se que a patinação pode ser utilizada como alternativa nas aulas de educação física escolar, se ministrada por um professor que domina e tem experiência na área, proporcionando uma ampliação do repertório motor e cultural dos alunos. ...
Abstract
The present study has as general objective to interpret the narratives of teachers of figure skating to understand how the formation of a professional in this area is given and about its possibilities for the classes of Physical Education school. This paper is a qualitative research. A questionnaire was conducted with some skating technicians and teachers from Rio Grande do Sul in order to understand different courses and to realize possibilities built for the teaching of skating in Physical Ed ...
The present study has as general objective to interpret the narratives of teachers of figure skating to understand how the formation of a professional in this area is given and about its possibilities for the classes of Physical Education school. This paper is a qualitative research. A questionnaire was conducted with some skating technicians and teachers from Rio Grande do Sul in order to understand different courses and to realize possibilities built for the teaching of skating in Physical Education at schools. The results made it possible to understand that skating can be used as an alternative in school PE classes, if given by a teacher who has mastery and has experience in the area, providing an amplification of the students' motor and cultural repertoire. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1194)
Este item está licenciado na Creative Commons License