Jovens em situação de vulnerabilidade social : planejamento e atuação da escola e do professor de educação física
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O estado de vulnerabilidade social se constrói a partir das desigualdades existentes na sociedade, portanto, o presente trabalho teve por objetivo compreender de que modo a escola e o professor de Educação Física realizam seus planos de acordo com o contexto em que estão inseridos, de forma a contribuir com o desenvolvimento individual e social dos jovens para a redução do estado de vulnerabilidade aos riscos existentes. Trata-se de uma Pesquisa com abordagem qualitativa, através de um estudo d ...
O estado de vulnerabilidade social se constrói a partir das desigualdades existentes na sociedade, portanto, o presente trabalho teve por objetivo compreender de que modo a escola e o professor de Educação Física realizam seus planos de acordo com o contexto em que estão inseridos, de forma a contribuir com o desenvolvimento individual e social dos jovens para a redução do estado de vulnerabilidade aos riscos existentes. Trata-se de uma Pesquisa com abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, realizada a partir de análise de documentos, observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com o professor de Educação Física e com a direção de uma escola estadual, que conta com alunos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Porto Alegre. O Lazer apresentou-se como um recurso educativo e pedagógico essencial em alguns dos Projetos Educacionais adotados pela escola. Assim, apesar de o professor de Educação Física não ter planejado e desenvolvido atividades que estimulam os alunos a refletir sobre suas condições de vida, a escola o fez, por meio da contribuição dos Projetos Educacionais. ...
Abstract
The state of social vulnerability is built from inequality existing in society, therefore the present work had as its goal to comprehend the way in which the school and the Physical Education teacher perform their plans according to the context they are inserted, in order to contribute with the individual and social development for the young to reduce the state of vulnerability to the existing risks. The research has a qualitative approach, through a case study, made from the analysis of docume ...
The state of social vulnerability is built from inequality existing in society, therefore the present work had as its goal to comprehend the way in which the school and the Physical Education teacher perform their plans according to the context they are inserted, in order to contribute with the individual and social development for the young to reduce the state of vulnerability to the existing risks. The research has a qualitative approach, through a case study, made from the analysis of documents, classroom observations and semi structured interviews with the physical education teacher and schoolmasters who have students in vulnerability situation in the city of Porto Alegre. The leisure revealed itself as an essential educational and pedagogical resource in some of the projects adopted by the school. Thus, even though the Physical Education teacher had not planned and developed activities that stimulate the students to reflect upon their living conditions, the school had done it through contribution with educational projects. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1266)
Este item está licenciado na Creative Commons License