A competição na categoria infantil da canoagem velocidade
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um estudo de caráter qualitativo que irá abordar a competição da canoagem velocidade com as crianças da categoria infantil. Desta forma, estão sendo realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro treinadores de categorias de base da canoagem velocidade do Rio Grande do Sul, abordando questões referentes à que tipo de competições devem ser feitas na categoria infantil, qual a idade ideal para começar a competir nesta categoria, quais tipo ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um estudo de caráter qualitativo que irá abordar a competição da canoagem velocidade com as crianças da categoria infantil. Desta forma, estão sendo realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro treinadores de categorias de base da canoagem velocidade do Rio Grande do Sul, abordando questões referentes à que tipo de competições devem ser feitas na categoria infantil, qual a idade ideal para começar a competir nesta categoria, quais tipos de treinamento deve ser realizado com essas crianças e de que forma devem-se trabalhar os valores da derrota e da vitória durante as competições. As respostas dos entrevistados foram relacionadas com estudos e publicações que abordam a pedagogia do esporte e as competições infanto-juvenis com o intuito de verificar e comparar a estrutura das provas de canoagem velocidade com a de outros esportes semelhantes, e desta forma ajudar a definir que tipos de competições seriam ideais para as crianças que estão iniciando no esporte, qual a quantidade de competições durante um período do ano e como ela é estruturada respeitando os limites motores das crianças. Foram realizadas entrevistas com quatro treinadores de diferentes idades e épocas, divergindo suas opiniões sobre a estrutura ideal de competições para a categoria Infantil da Canoagem Velocidade e concordando em algumas questões sobre a intensidade de estímulos e cobranças feitas com crianças desta idade respeitando seu desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e motor. Concluindo que há mudanças a serem feitas nas competições da canoagem velocidade voltadas para a categoria infantil, explorando atividades lúdicas e cooperativas, para harmonizar a relação entre vitória e derrota na formação do caráter da criança como futuro atleta. ...
Abstract
present Conclusion Work is a qualitative study that is direct to the competition of the purchase as children of the child category. Thus, semi-strata are being interviewed with four coaches from the basic categories of canoeing, from Rio Grande do Sul, addressing questions regarding what kind of competition should be made in the children category, which is the ideal age to start competing in this category, Os What types of training should be performed with these children and that the form must ...
present Conclusion Work is a qualitative study that is direct to the competition of the purchase as children of the child category. Thus, semi-strata are being interviewed with four coaches from the basic categories of canoeing, from Rio Grande do Sul, addressing questions regarding what kind of competition should be made in the children category, which is the ideal age to start competing in this category, Os What types of training should be performed with these children and that the form must cope with the values of defeat and victory during competitions. The responses of the interviewees were related to studies and publications that approach a pedagogy of the sport as infanto-juveniles competitions in order to verify and compare a structure of the canoeing tests. Types of competitions would be ideal for children who are starting out in the sport, how many competitions during the period and how it is structured respecting the limits of the children's motors. We found interviews with four coaches of different ages and ages, diverging their opinions on an ideal structure of competitions for the Canoeing Child category. Speed and agreement on some questions about the intensity of stimuli and collections with children of this age respecting their social development, Affective , Cognitive and motor. Concluding that there are changes in the sales of canoeing competitions aimed at a child category, exploring playful and cooperative activities, to harmonize a relationship between victory and defeat in the formation of the character of the child as a future athlete. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Educação Física (1266)
Este item está licenciado na Creative Commons License