O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
dc.contributor.advisor | Welp, Anamaria Kurtz de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Rauber, Thomas Bazzo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-30T02:25:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/171729 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma proposta de projeto que fomente o uso de língua como prática social, idealizada para a disciplina de Língua Portuguesa. O público-alvo é uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. O foco do projeto é desenvolver o letramento em notícias humorísticas, em especial do jornal Sensasionalista, cuja marca principal é a ironia, com a motivação de refletir e discutir sobre temas contemporâneos e importantes na formação de um cidadão, como política, feminismo, homofobia, uso de redes sociais e internet. A fundamentação teórica utilizada para a criação do projeto foi a de projetos de trabalho, a qual destaca-se a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT) (HERNANDEZ, 2014), e das orientações de ensino dos Rerefenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. A presente proposta de projeto apresenta a unidade didática elaborada e orientação para a condução das aulas. Pretende também ser uma ferramenta para professores de Língua Portuguesa que visam um ensino contextualizado, que promova o pensamento crítico, a noção de autoria e a prática da cidadania. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to present the creation of a project proposal that encourages the use of language as a social practice. Designed for Portuguese Language teaching, its target audience is a high school second year group from a public state school of Rio Grande do Sul. The focus of the project is to develop literacy in humorous news, specially from the Sensacionalista newspaper, whose main line is irony, with the motivation of reflecting and discussing contemporary and important themes for education focused on citizenship, as politics, feminism, homophobia, social networks and internet usage. The theoretical background of this project proposal is the work with projects, especially the Educational Perspective of Project Work (PEPW) (HERNANDEZ, 2014), and the educational instructions present in Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. This paper presents the didactic sequence created and the guidelines for the classes. It intends to be a tool for Portuguese Language teachers that aspire to a contextualized teaching, one that fosters critical thinking, notion of authorship and practice of citizenship. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sensacionalista (Jornal) | pt_BR |
dc.subject | Project proposal | en |
dc.subject | Portuguese Language | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Humorismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001056440 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1211)