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dc.contributor.advisorTutikian, Jane Fragapt_BR
dc.contributor.authorBreitsameter, Amanda Janssonpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-30T02:24:38Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171685pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar, sob a ótica do pós-modernismo conforme o define e estuda a professora canadense Linda Hutcheon (1991), o romance do escritor português José Saramago As Intermitências da Morte (2005). A pesquisa entende a obra de Saramago como testemunho de um momento histórico e serve-se da análise das características pós-modernas do romance saramaguiano para explorar as formas como a obra se relaciona com seu contexto político, social e cultural. É feita uma análise qualitativa, tendo o romance completo como corpus, com estudo de trechos e apontamentos de como elementos da ficção pós-moderna se traduzem no trabalho do autor. Utilizamos principalmente conceitos como paródia, ironia, autorreflexividade e intertextualidade – algumas das principais características definidas por Hutcheon como integrantes da metaficção historiográfica, a ficção pós-moderna. Trazemos ainda a teoria da alegoria de Walter Benjamin (2011), possibilitando a análise da obra por meio de diferentes leituras, além da narrativa primeira. A crítica de Saramago a diversas instituições e o uso maciço de ironia criam um quadro político e social contemporâneo que funciona como questionamento e problematização da realidade. Visto por meio da teoria de Benjamin, é possível perceber o romance como uma distopia alegórica, na qual os personagens – não nomeados, identificados por sua profissão, sexo ou idade – servem como representantes de instituições e cargos, expandido o aspecto reflexivo da obra.pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to examine, from the perspective of postmodernism as it is set and studied by the Canadian scholar Linda Hutcheon (1991), José Saramago's Portuguese novel Death With Interruptions (2005). We understand the work of Saramago as a testimony of a historic moment, therefore using the analysis of the postmodern features of the Saramaguian novel to explore the ways in which his work relates to its political, social and cultural context. A qualitative analysis is conducted, having the whole novel as a corpus, with the study of excerpts and notes of how postmodern fiction is reflected in the work of the author. We use mainly concepts such as parody, irony, intertextuality, and self-reflexivity - some of the main features defined by Hutcheon as elements of the historiographic metafiction, the postmodern fiction. The theory of allegory, of Walter Benjamin (2011), is also present, enabling the analysis of the novel with different readings, in addition of the narrative in the first plan. The criticism Saramago does of various institutions and the massive use of irony creates a contemporary political and social framework that works as a questioning of reality. Seen through the theory of Benjamin, it is possible to see the novel as an allegorical dystopia, in which the characters are not named, but identified by profession, sex or age, serving as representatives of institutions and offices, expanding the reflective aspect of the work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaramago, José, 1922-2010pt_BR
dc.subjectPostmodernismen
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectMetafictionen
dc.subjectIronyen
dc.subjectPós-modernismopt_BR
dc.subjectAllegoryen
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectMetaficçãopt_BR
dc.titleAs intermitências da morte : uma análise da obra de José Saramago sob a ótica do Pós-Modernismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001056630pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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