Show simple item record

dc.contributor.authorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.contributor.authorConforto, Déborapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-08T02:22:43Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1413-6538pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170925pt_BR
dc.description.abstractCom foco nas políticas públicas inclusivas, a relação entre estudantes com Transtorno de Espectro Autista e dispositivos móveis foi problematizada para discutir os limites e as possibilidades da configuração tecnológica 1:1 em apoiar processos de inclusão escolar e digital na rede pública brasileira de ensino. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de enfoque exploratório e explicativo, epistemologicamente apoiada na teoria sócio-histórica e conduzida por dois grandes questionamentos: (i) Os dispositivos móveis apresentam interface acessível a sujeitos com Transtornos de Espectro Autista? (ii) Que movimentos foram desencadeados pela mediação dos dispositivos móveis para potencializar a inclusão sociodigital de sujeitos com Transtornos de Espectro Autista? A partir dos dados coletados foi possível analisar as fragilidades e as potencialidades da interação de três sujeitos de pesquisas, estudantes dos anos iniciais da Educação Básica em processo de alfabetização, pela interface da tecnologia móvel. O comportamento refratário dos sujeitos de pesquisa em relação ao laptop educacional pode ser justificado pelos problemas de acessibilidade tecnológica associada ao dispositivo móvel, muitos deles potencializados pelas especificidades do Transtorno de Espectro Autista: interface pouco amigável, de difícil compreensão pelo grau de abstração e pela complexidade do sistema operacional, com suas múltiplas escolhas e configurações. Na interação com o tablet foi possível constatar um manuseio amigável e intuitivo, pois a manipulação com o objeto ocorre de forma direta e natural, com o toque do dedo. A arquitetura dessa tecnologia permite seu uso em diferentes lugares e posições, uma resposta positiva à hiperatividade e para qualificar estratégias de mediação pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractFocused on inclusive public policies, the relationship between students with Autism Spectrum Disorders and mobile devices was examined in order to discuss the limits and possibilities of the technological configuration 1:1 for supporting education and digital inclusion programs in Brazilian public schools. Methodologically, this was a qualitative research, with exploratory and explanatory approaches. Epistemologically, the study was supported by the socio-historic theory and guided by two major questions: (i) Do mobile devices have accessible interfaces for individuals with Autism Spectrum Disorders? (ii) What movements were triggered by the mediation of mobile devices for enhancing the socio-digital inclusion of individuals with Autism Spectrum Disorders? From the collected data, we could observe frailties and potential for interaction for the three research subjects. The participants were attending the first years of Elementary School, during literacy process with the use of mobile devices. We concluded that the subjects’ resistance towards the educational laptop can be justified by accessibility problems associated to the mobile device, many of which increased by the specificities of Autism Spectrum Disorders: poor user-friendly interface, difficult to understand due to the level of abstraction, and complex operational system, with its multiple choices and configurations. The interaction with the tablet showed a more friendly and intuitive use, as handling the object occurs more directly and naturally with fingers touching the screen. The architecture of this technology allows the use in different places and positions, a positive response to hyperactivity as well as qualifying strategies for pedagogical mediations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 21, n. 4 (out./dez. 2015), p. 349-366pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEmpowermenten
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSocial Inclusion Policyen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInformatics and educationen
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.titleTecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autistapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001017109pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record