Avaliação de autoconfiança dos formandos do semestre 2017/1 do Curso de Odontologia Diurno da UFRGS
View/ Open
Date
2017Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O processo de avaliação dos cursos de graduação de odontologia é indispensável para aperfeiçoar o processo do ensino aprendizagem, bem como as competências e habilidades adquiridas pelos alunos. O objetivo do presente estudo foi identificar qual o nível de confiança dos alunos que estão no 10º semestre do curso diurno para realizar procedimentos nas diferentes áreas da clínica odontológica. Todos os alunos do último semestre foram convidados com adesão de 100%. Estes responderam um questionário ...
O processo de avaliação dos cursos de graduação de odontologia é indispensável para aperfeiçoar o processo do ensino aprendizagem, bem como as competências e habilidades adquiridas pelos alunos. O objetivo do presente estudo foi identificar qual o nível de confiança dos alunos que estão no 10º semestre do curso diurno para realizar procedimentos nas diferentes áreas da clínica odontológica. Todos os alunos do último semestre foram convidados com adesão de 100%. Estes responderam um questionário baseado em tabela Lickers, pontuando seu nível de autoconfiança na execução de diversos procedimentos de clínica odontológica. Os resultados foram analisados no Software SPSS 17(Statacorp., College Station, USA) e os dados de frequência e média das variáveis foram colocados em tabelas. Verificou-se que procedimentos preventivos, elaboração de plano de tratamento, endodontia de monoradiculares, restaurações com resina composta, exodontia, clareamento, odontopediatria, raspagem, alisamento e polimento e raspagem e alisamento subgengial obtiveram média superior a 4 em seus níveis de confiança; prótese fixa múltipla e onlay apresentaram níveis de confiança entre 2 e 3; 30,8% dos alunos não se informou a respeito das características do currículo do curso diurno para determinar a escolha pela FOUFRGS para fazer o curso de graduação e 82,1% dos alunos declaram-se confiantes para iniciar as atividades exigidas para o exercício profissional. ...
Abstract
The evaluation process of undergraduate dentistry courses is indispensable to improve the teaching and learning process, as well as the skills and abilities acquired by the students. The objective of the present work was to identify the students’ confidence level, which are in the 10th semester of daytime course to perform procedures in the different areas of the dental clinic. All the students of the last semester were invited with 100% adherence. These answered a questionnaire based on the Li ...
The evaluation process of undergraduate dentistry courses is indispensable to improve the teaching and learning process, as well as the skills and abilities acquired by the students. The objective of the present work was to identify the students’ confidence level, which are in the 10th semester of daytime course to perform procedures in the different areas of the dental clinic. All the students of the last semester were invited with 100% adherence. These answered a questionnaire based on the Lickers table, punctuating their self-confidence level in the execution of several integrated clinical procedures. The results were analyzed by SPSS Software 17 (Stata Corp., College Station, USA) and the frequency and mean data of the variables were tabulated. It was verified that preventive procedures, elaboration of treatment plan, endodontics of monorradicular, restorations with composite resin, extraction, bleaching, pediatric dentistry, scaling, smoothing and polishing and scaling and subgingival smoothing obtained an average upper to 4 in their confidence levels; multiple fixed prosthesis and onlay presented confidence levels between 2 and 3; 30.8% of the students did not inquire about the characteristics of the curriculum of the daytime course to determine the choice by FOUFRGS to take the undergraduate course and 82.1% of students declare to be confident to start the activities required for the professional exercise. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License