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dc.contributor.authorBrandão, Maria Regina Linspt_BR
dc.contributor.authorGodinho, Ana Cláudia Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-24T02:25:57Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0103-7706pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170549pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo problematiza dados de uma pesquisa que buscou analisar, em uma perspectiva sociocultural, os significados que estudantes de Educação de Jovens e Adultos atribuem à relação escola-religião. Uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, se instrumentalizou da coleta de dados, observações, registros, questionários e análises, a partir de um contato direto com os sujeitos envolvidos neste processo. Confrontou-se a relação entre escola e religião, a secularização com o pluralismo cultural religioso, numa escola pública e laica. Os dados indicaram que, para estes jovens e adultos, a religião contribui para a construção de suas identidades, a elaboração e a motivação de novos projetos de vida e para se relacionarem com os colegas e docentes. Concluímos que a laicização da educação é indispensável para o respeito à diversidade religiosa dos sujeitos da EJA, mas não a negação e invisibilidade dos saberes não escolares.pt_BR
dc.description.abstractThis article problematizes results of a research that sought to analyze, from a sociocultural perspective, the meanings that students from Youth and Adult Education attribute to school-religion. A qualitative research, of exploratory perspective, had as data collection instrument, notes, records, questionnaires, and analysis, from direct contact with those involved in this process. The article intends to discuss the relationship between school and religion, by confronting secularization with religious cultural pluralism, in a public and secular school. The data indicated that for these young and adult students the religion plays contribute to the construction of their identities, development and motivation of new life projects and to relate with peers and teachers. We conclude that the secularization of education is necessary to respect the religious diversity of Young and Adult students, but it doesn’t mean to deny – and thus, make invisible – students’ non-school knowledge in relation to any subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHorizonte. Bragança Paulista, SP. Vol. 34, n.1 (jan./jul. 2016), p. 91-100pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectStudent knowledgeen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectReligionen
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.titleSaberes de estudantes de educação de jovens e adultos acerca da relação entre escola e religiãopt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of Youth and Adult Education students about the relationship between school and religion en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001045260pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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