A representação do feminino no cenário político brasileiro contemporâneo : mulheres e a presidência da república
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A repercussão em torno das temáticas de relações de gênero e sexualidade tem adquirido uma gradativa mudança de perspectiva nas últimas décadas, assumindo uma centralidade nos campos da educação. Tendo em vista a realidade atual acerca destas questões nas escolas, este Trabalho de Conclusão de Licenciatura tem como objetivo a lançar alguns elementos descritivos para uma breve discussão sobre como tem sido a repercussão entre os as jovens sobre as imagens de algumas mulheres públicas relacionada ...
A repercussão em torno das temáticas de relações de gênero e sexualidade tem adquirido uma gradativa mudança de perspectiva nas últimas décadas, assumindo uma centralidade nos campos da educação. Tendo em vista a realidade atual acerca destas questões nas escolas, este Trabalho de Conclusão de Licenciatura tem como objetivo a lançar alguns elementos descritivos para uma breve discussão sobre como tem sido a repercussão entre os as jovens sobre as imagens de algumas mulheres públicas relacionadas à Presidência da República. Através de dados empíricos coletados nas experiências de estágio docente de sociologia e de oficinas, além de questionários e observações do ambiente escolar em uma escola estadual de ensino médio de Porto Alegre, buscou-se discutir os entendimentos elaborados pelos as alunos as sobre a imagem da mulher pública no âmbito da política. Procurou-se lançar questionamentos e reflexões sobre os movimentos de tentativa de retirada destes conteúdos e seus impactos entre os as jovens e a escola. Verificou-se a importância de refletir e sobre o que tem contribuído para essas mudanças de enfoque nos temas de gênero e sexualidade, sem retirar a centralidade que as estas questões têm adquirido no debate contemporâneo acerca da educação. Destaca-se a certeza da necessidade de abordar estes temas na escola e de explorar possibilidades para maiores reflexões, permitir reforçar o espaço educativo como local para o desenvolvimento do senso crítico, a formação da cidadania e o combate às desigualdades. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Sociais (767)
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