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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorJotz, Matheus Bellopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-21T02:26:25Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170487pt_BR
dc.description.abstractA discussão sobre as tarifas de ônibus nas cidades brasileiras é relevante devido ao seu impacto sobre o orçamento de parte considerável da população. Neste contexto, este artigo apresenta uma análise de alguns dos modelos de reajuste tarifário utilizados no setor. O método de trabalho envolveu a escolha das cidades a serem analisadas, o estudo dos componentes do reajuste tarifário e a análise econômica da evolução tarifária nestas cidades. Averiguou-se que o modelo de reajuste por planilhas tarifárias está gradualmente sendo substituído por métodos de reajustes baseados em índices econômicos. O estudo aponta que entre 2005 e 2016 a média das tarifas das cidades analisadas tiveram acréscimos de 11,28% acima da inflação. Todas as cidades analisadas com mais de cinco anos de concessão dos seus sistemas de transporte coletivo por ônibus demonstraram variação da tarifa maior do que a inflação local, independentemente dos modelos de reajuste utilizados.pt_BR
dc.description.abstractThe discussion of bus fares in Brazilian cities is relevant due to its impact on the budget of a considerable part of the population. In this context, this paper presents an analysis of some models for fare readjustment used in the sector. The study’s methodology involved the choice of cities to be analyzed, the study of their components of fare readjustment and the economic analysis of the fare evolution in these cities. It was found that the method most commonly used in Brazil in the past decades, is gradually being replaced by economic index-based readjustment methods. The study shows that between 2005 and 2016 the average fares of analyzed cities increased by 11.28% above inflation. All the cities analyzed with more than five years of concession of their transit bus systems showed a variation of the fare higher than the local inflation, regardless of the readjustment models used.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFare readjustmenten
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectTransit busen
dc.subjectBus regulationen
dc.titleAnálise dos modelos de reajuste tarifário no transporte público por ônibus em cidades brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051708pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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