Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBalbinotti, Carlos Adelar Abaidept_BR
dc.contributor.authorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.contributor.authorMarques, Antonio Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorBalbinotti, Marcos Alencar Abaídept_BR
dc.date.accessioned2017-11-21T02:26:20Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn1414-9141pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170479pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo apresenta a concepção pedagógica construtivista-moderna, com o objetivo de fundamentar a ação pedagógica do treinador no processo de treino técnico-desportivo de jovens tenistas. Trata-se de uma concepção pedagógica que procura romper com a orientação tradicional que, por seguir modelos adultos, caracteriza-se por uma atividade de treino especializada precocemente. Os princípios orientadores pressupõem a integração entre educação intelectual e corporal, além de priorizar a atividade do jovem tenista na construção de seu próprio conhecimento. Assumindo os pressupostos dessa concepção pedagógica é que se propõe uma intervenção no âmbito do treino técnico-desportivo. Nesta perspectiva, o processo de treino estará integralmente a serviço dos interesses do jovem, considerando suas potencialidades e limitações. Sabese que não existe uma fórmula pronta para se educar através do esporte, no entanto é possível definir alguns princípios que se expressam na síntese de todos os fatores que constituem a estrutura do treino técnicodesportivo do tenista.pt_BR
dc.description.abstractThe present study presents the modern constructivism pedagogia conception, with the objective of basing the trainer's pedagogic action in the process of young tennis players technician-sport training. It is a pedagogic conception that tries to break with the traditional orientation that, for following adult models, it is characterized by an activity of early specialized training. The guides beginnings presupposes the integration among intellectual and corporal education, besides prioritizing the young tennis player activity in the construction of its own knowledge. Assuming the presuppositions of that pedagogic conception is that intends an intervention in the ambit of the techniciansport training. In this perspective, the training process will be integrally to service of the youtfTs interests, considering its potentialities and limitations. it is known that a ready formula doesn't exist to educate through the sport, however it is possible to define some beginnings that are expressed in the synthesis of ali the factors that constitute the structure of the tennis player technician-sport training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Perfil. Porto Alegre. Vol. 6, n. 6 (2002), p. 61-70.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogic conceptionen
dc.subjectTênis (Esporte)pt_BR
dc.subjectTreinamento esportivopt_BR
dc.subjectModern constructivismen
dc.subjectTrainingen
dc.subjectYouth tennis playersen
dc.titleA concepção pedagógica construtivista-moderna referenciada ao treino técnico-desportivo de jovens tenistaspt_BR
dc.title.alternativeThe modern constructivism pedagogic conception with reference to the technician sport training of youth tennis players en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000390736pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples