Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrunelli, Maria Luciapt_BR
dc.contributor.authorQuadros, Jocelito Silva dept_BR
dc.date.accessioned2017-11-20T09:09:17Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170441pt_BR
dc.description.abstractEste artigo se propõe a discutir as possibilidades de utilizar as representações coreográficas apresentadas pelos grupos de danças tradicionais gaúchas no ENART3 como ferramenta pedagógica, a partir de práticas artísticas. Parte-se do pressuposto que as representações coreográficas podem contribuir de maneira significativa com os processos de ensino e aprendizagem, tendo em vista, não somente seu caráter lúdico, ou de entretenimento, mas também pelos conteúdos que abordam em seus temas. Para compor este artigo, optou-se pelos conteúdos presentes nos PCNs que tratam da história do Rio Grande do Sul, buscando a seguir, definir quais as representações coreográficas que melhor poderiam contribuir para ilustrar esses aspectos, sob o olhar da Dança. As análises empreendidas apontam para uma fecunda zona de fronteira entre arte, dança e educação, que possibilitam utilizar as representações coreográficas como uma potente ferramenta pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to discuss the possibilities of using the choreographic representations made by groups of traditional gaucho dances in ENART as a pedagogical tool, from artistic practices. This is on the assumption that the choreographic representations can contribute significantly to the processes of teaching and learning, with a view not only its playful character, or entertainment, but also the content that address their themes. To compose this article, we chose to present the content in NCPs dealing with the history of Rio Grande do Sul, seeking to follow, define choreographic representations that could best serve to illustrate these aspects, under the gaze of Dance. The analyzes undertaken point to a fruitful border zone between art, dance and education that enable use choreographic representations as a powerful educational tool.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectDanças tradicionais gaúchaspt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectENARTen
dc.subjectEducationen
dc.titleO estudo da história do Rio Grande do Sul a partir das coreografias dos centros de tradições gaúchaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001052107pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Dançapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples