Desafios e possibilidades da inserção profissional de bacharéis em saúde coletiva
View/ Open
Date
2017Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Em 2012, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciou a formação profissional no Curso de Graduação em Saúde Coletiva (CGSC). Como um Curso novo nesta Instituição, seus primeiros egressos foram pioneiros em suas experiências de inserção profissional e acadêmica. Com o objetivo identificar a inserção profissional e acadêmica dos Bacharéis em Saúde Coletiva (BSC), formados pela UFRGS, no período de 2012 a 2015, a fim de conhecer suas experiências de inserção, pontuando as áreas em ...
Em 2012, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciou a formação profissional no Curso de Graduação em Saúde Coletiva (CGSC). Como um Curso novo nesta Instituição, seus primeiros egressos foram pioneiros em suas experiências de inserção profissional e acadêmica. Com o objetivo identificar a inserção profissional e acadêmica dos Bacharéis em Saúde Coletiva (BSC), formados pela UFRGS, no período de 2012 a 2015, a fim de conhecer suas experiências de inserção, pontuando as áreas em que atuam, suas expectativas e desafios, esta pesquisa foi realizada com a utilização de um questionário eletrônico autoaplicável com perguntas sobre a inserção profissional e acadêmica, local de trabalho, área de atuação, entre outros aspectos. Dos 75 egressos, 42 responderam ao questionário, destes, 76% (32) declararam não atuar na área e 73% (31) dos participantes optaram por fazer algum curso de pós-graduação. Os resultados apontam para a necessária articulação de diferentes atores para pensar sobre arranjos e possibilidades de inserção profissional, bem como, estratégias de monitoramento da inserção dos BSC e a importância de estudos de seguimento dos egressos, para ampliar a compreensão sobre a articulação entre a formação e a atuação profissional no campo. ...
In
Revista Insepe. Belo Horizonte. Vol. 2, n.2 (2. sem. 2017), p. 14-34
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40305)Health Sciences (10773)
This item is licensed under a Creative Commons License