O professor universitário de história é um professor? : reflexões sobre a docência de teoria e metodologia da história e historiografia no ensino superior
dc.contributor.author | Rodrigues, Mara Cristina de Matos | pt_BR |
dc.contributor.author | Schmidt, Benito Bisso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-08T02:29:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-3861 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/170156 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo defende que, às profundas mudanças vivenciadas pelo ensino superior no Brasil nos últimos anos (que agora se encontram ameaçadas), entre as quais se destacam políticas voltadas à formação de professores e à inclusão de grupos historicamente marginalizados, devem corresponder modificações significativas nas práticas pedagógicas dos/as docentes que atuam nesse âmbito. A partir da descrição e análise de algumas de suas vivências profissionais, os autores, professores da área de Teoria e Metodologia de História e Historiografia, argumentam sobre a importância da reflexão sistemática e aprofundada a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino superior, em especial no que se refere a uma postura de escuta e elaboração das narrativas trazidas pelos/ as alunos/as, e da incorporação destas ao “conteúdo” das aulas. Os exemplos apresentados dizem respeito especialmente ao tema das “experiências do tempo”, fundamental para a formação dos/as profissionais de História. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper advocates that, to the deep changes experienced in higher education in Brazil in recent years (which have been threatened), and the policies intended for both teacher education and the inclusion of historically marginalized groups among them, should correspond significant modifications in professors’ pedagogical practices. From the description and analysis of some of their professional experiences, the authors, who are professors in the area of Theory and Methodology of History and Historiography, discuss the importance of systematic and deep reflection on the pedagogical practices developed in higher education, particularly regarding a posture of the hearing and elaboration of the students’ narratives, as well as the incorporation of the latter into the class “content”. The given examples are especially related to the theme of “experiences of time”, which is fundamental to the education of History professionals. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | História UNISINOS : revista do Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, RS. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2017), p. [169]-178 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | History theory | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Historiography | en |
dc.subject | Teoria da história | pt_BR |
dc.subject | Time | en |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | O professor universitário de história é um professor? : reflexões sobre a docência de teoria e metodologia da história e historiografia no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001052999 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)