Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigues, Mara Cristina de Matospt_BR
dc.contributor.authorSchmidt, Benito Bissopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-08T02:29:17Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1519-3861pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170156pt_BR
dc.description.abstractO artigo defende que, às profundas mudanças vivenciadas pelo ensino superior no Brasil nos últimos anos (que agora se encontram ameaçadas), entre as quais se destacam políticas voltadas à formação de professores e à inclusão de grupos historicamente marginalizados, devem corresponder modificações significativas nas práticas pedagógicas dos/as docentes que atuam nesse âmbito. A partir da descrição e análise de algumas de suas vivências profissionais, os autores, professores da área de Teoria e Metodologia de História e Historiografia, argumentam sobre a importância da reflexão sistemática e aprofundada a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino superior, em especial no que se refere a uma postura de escuta e elaboração das narrativas trazidas pelos/ as alunos/as, e da incorporação destas ao “conteúdo” das aulas. Os exemplos apresentados dizem respeito especialmente ao tema das “experiências do tempo”, fundamental para a formação dos/as profissionais de História.pt_BR
dc.description.abstractThis paper advocates that, to the deep changes experienced in higher education in Brazil in recent years (which have been threatened), and the policies intended for both teacher education and the inclusion of historically marginalized groups among them, should correspond significant modifications in professors’ pedagogical practices. From the description and analysis of some of their professional experiences, the authors, who are professors in the area of Theory and Methodology of History and Historiography, discuss the importance of systematic and deep reflection on the pedagogical practices developed in higher education, particularly regarding a posture of the hearing and elaboration of the students’ narratives, as well as the incorporation of the latter into the class “content”. The given examples are especially related to the theme of “experiences of time”, which is fundamental to the education of History professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHistória UNISINOS : revista do Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, RS. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2017), p. [169]-178pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectHistory theoryen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHistoriographyen
dc.subjectTeoria da históriapt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleO professor universitário de história é um professor? : reflexões sobre a docência de teoria e metodologia da história e historiografia no ensino superiorpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001052999pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples