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dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorSperotto, Patrícia Steinerpt_BR
dc.date.accessioned2017-11-08T02:27:58Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170074pt_BR
dc.description.abstractAs teorias raciais se tornaram bastante difundidas no século XIX e têm quase toda sua argumentação respaldada pela Ciência da época, do campo que hoje se denomina Biologia. No Brasil, estar teorias raciais foram adotadas após a abolição da escravização para legitimar a hierarquia social vigente. Já no século XX, avanços das pesquisas em genética humana mostraram que não há embasamento para uma divisão e classificação dos seres humanos em raças. Apesar disso, esta ideia parece permanecer no imaginário social, resultando numa sociedade racializada, na qual as relações étnico-raciais são desiguais. Como uma ação afirmativa de reparação por danos históricos, em 2003 foi promulgada a Lei 10.639, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todo âmbito escolar. Percebendo o conceito de raça como uma importante intersecção entre a Biologia e a Educação das Relações Étnico-Raciais, procurou-se investigar a recepção a esta Lei por professores de Biologia em Porto Alegre. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa de análise documental de questionários e planos de ensino de seis escolas, e os dados produzidos pela análise do material foram organizados em duas categorias. Percebeuse que há confusão quanto aos conceitos de raça e etnia, provavelmente resultante de uma compreensão de ciência e cultura como sendo desvinculadas. Também, é muito comum a associação de Educação das Relações Étnico-Raciais com ensino de genética e sem reflexões mais profundas quanto ao papel da Ciência na manutenção da ideia de raças em seres humanos. Notou-se a necessidade de uma inversão epistemológica no ensino de Biologia para que este aborde adequadamente estas temáticas. Ademais, também é preciso investimentos em formação inicial e continuada de professores que os prepare para encarar os desafios propostos pela Lei 10.639/2003.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.titleLei 10.639/2003, educação das relações étnico-raciais e ensino de biologia : o que fazem os professores?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001039909pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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